Sustentabilidade é tema de seminário no Sicoob ES
O Sicoob está intensificando e incentivando a adoção de práticas sustentáveis na organização. A cooperativa financeira lançou, no fim de 2022, o Plano de Sustentabilidade, no qual estão previstas ações e metas para serem efetivadas até 2030. Dirigentes e integrantes da equipe do Sicoob ES vão participar, no próximo dia 30, de um seminário em torno do tema.
O encontro é organizado pelo Instituto Sicoob, que realizará eventos com esse objetivo em todo o País, a fim de promover engajamento e compromisso das cooperativas Sicoob com o Plano de Sustentabilidade. O seminário visa ainda a formar profissionais das cooperativas e apoiar as unidades regionais na sistematização de ações sustentáveis.
“As cooperativas têm atuado com o propósito de incentivar uma economia pautada no desenvolvimento sustentável”, afirmou o superintendente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrim.
Agora, de acordo com Feltrim, essa prática está sendo incentivada junto às cooperativas que integram o Sicoob, com a ajuda do conjunto de diretrizes e ações elaboradas para direcionar o aprimoramento de práticas administrativas e de negócios, com olhar voltado para aspectos sociais, ambientais, climáticos e de governança.
Para Bento Venturim, presidente do Sicoob ES, essa iniciativa vem ao encontro de um movimento em torno do tema e consolida um trabalho que vem sendo realizado pelas cooperativas.
Compromissos
Intensificar a difusão do cooperativismo para a promoção da justiça financeira e do desenvolvimento regional é um dos sete compromissos estabelecidos no plano.
Também está incluída a instituição de políticas de investimento social a partir do fortalecimento do diálogo com a comunidade. Os compromissos são desdobrados em 24 objetivos. Segundo Feltrim, as diretrizes, alinhadas à estratégia da organização, permeiam todo o negócio.