Dicas capitais para uma gestão financeira digital
Especialista orienta como o empreendedor pode ser bem-sucedido no mundo virtual
O mundo digital está muito presente na vida de todo mundo, e, se você quiser manter o seu negócio competitivo, precisa aproveitar as oportunidades que as novas tecnologias oferecem. Mas com tantas ferramentas, é difícil saber por onde começar mesmo para quem já tem um negócio digital, não é?
De acordo com o coordenador do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Vanderson Eliziário, para gerar o lucro desejado, o negócio precisa de planejamento financeiro e um bom gerenciamento. “É aconselhável manter um baixo custo de operação que permita alcançar a margem desejada. Projetar as receitas e as despesas da empresa e de suas finanças pessoais antecipa os possíveis obstáculos e possibilita que diante de uma crise você esteja resguardado. E é muito importante conhecer o cliente para planejar as ações que atendam às suas necessidades.”
O professor ainda aponta as semelhanças no gerenciamento de negócios no mundo virtual e no físico. “Em ambos os meios, o foco no cliente é fundamental. Apesar de normalmente serem públicos diferentes, eles precisam ter uma excelente experiência”, orienta Vanderson. Outro ponto importante, segundo o especialista, é manter uma gestão eficiente de estoque e um bom planejamento de marketing e financeiro.
Veja algumas dicas do professor para administrar um :
- Entenda do mercado digital
Vender em loja física é muito diferente. Por isso, saiba o preço do seu produto para gerar lucro. Lembre-se que a venda na internet exige outros cuidados como: custo da hospedagem do site, taxa cobrada pelo meio de pagamento que vai escolher, prazo para o dinheiro entrar na conta, custo da transportadora, entre outros. Assim como nos negócios físicos, avaliar essas variáveis e encontrar os melhores fornecedores para depois estipular um preço, entendendo a dinâmica dos custos, é essencial para se obter lucro.
- Cuide da fachada da sua loja virtual
Lembre-se que o site é a loja. Logo, é preciso fazer um para vender. Não gaste dinheiro com desenhos ou recursos mirabolantes. Faça algo simples e seguro, mostre logo de cara o que tem a oferecer. Um bom site é aquele que vende.
- Quem é o seu cliente?
A internet nos permite conhecer o consumidor de forma mais prática. Outra forma de entender melhor o consumidor é verificar o que a concorrência está oferecendo. Isso ajuda a conhecer os hábitos de compra. Não faça panfletagem por WhatsApp ou nas redes sociais. “Mensagens promocionais aleatórias não criam identificação e podem afastar potenciais clientes. Conheça o perfil do comprador primeiro, entenda se ele é casado, se tem filhos, se mora sozinho, entre outras coisas. Com essas informações você pode montar grupos de pessoas com interesses em comum, para enviar promoções mais direcionadas e que façam sentido para ele”, recomenda o professor.
- Fique de olho na logística e no estoque
Já que o consumidor não vai até sua loja pegar o produto é importante ficar atento sobre os processos de logística. Vai usar os correios? Vai optar por uma empresa terceira? Irá atender todo o território nacional? Segundo uma pesquisa realizada pelo Sebrae sobre as principais dificuldades de gestão de um e-commerce, a logística foi apontada como o segundo maior obstáculo encontrado na administração do comércio virtual. A carga tributária ficou em primeiro lugar.
- Aproveite as dicas de plataformas de negócios
Existem sites que estão prontos para anunciar e vender qualquer produto. Eles são chamados de marketplaces. A grande maioria é gratuita. Neles é possível criar a descrição de um produto, colocar fotos e fazer negociações. Não esqueça de olhar se há taxas cobradas na hora da venda.
- Mantenha uma planilha de custos atualizada
Um dos maiores erros de empreendedores iniciantes é misturar o orçamento pessoal com o do negócio. Tirar dinheiro do caixa da empresa para cobrir gastos pessoais pode parecer normal, mas pode ser fatal. A sugestão é definir uma remuneração fixa para você como um funcionário da empresa, garantindo sua retirada mensal, mas também a saúde do empreendimento.