Dia Mundial do Rim: veja cuidados para evitar a doença renal crônica
Nesta quinta-feira, 10 de março, é comemorado o Dia Mundial do Rim, uma data que serve de alerta para que as pessoas fiquem atentas para evitar a doença renal crônica.
Quem faz o alerta é o médico nefrologista da Santa Casa de Misericórdia Cachoeiro, Vitor Moraes. Ele explica que essa é uma doença silenciosa e que, muitas vezes, quando começa a dar os sinais já está em estágio avançado.
“Essa é uma doença assintomática no início. Por isso é importante realizar sempre exames de sangue e urina, além de fazer um acompanhamento médico”, orientou.
Segundo o especialista, a principal causa da doença renal crônica é o diabetes e a hipertensão, o que representa até 80% dos casos.
Embora seja uma doença assintomática no início, é possível perceber alguns sinais de que é preciso procurar ajuda médica.
“Muitos sintomas acabam sendo despercebidos, mas se ficarmos mais atentos dá para identificá-los. Espuma na urina, inchaços nas pernas e anemia sem explicação são algumas complicações que podem ficar mais evidentes quando a pessoa evolui para um quadro de doença renal crônica”, reforçou.