Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Empatia é a palavra: Banestes ajuda o capixaba a sair do aperto com atendimento humanizado
O Portal A7 conversou com Hugo Gaspar, diretor de negócios e recuperação de ativos do Banestes, sobre as novidades do Feirão Acordo Fácil itinerante, do crédito consignado e as expectativas de retomada da economia
Por Camila Reis
O Banestes iniciou no último dia 14 a fase itinerante do mutirão de renegociação de dívidas Feirão Acordo Fácil. Começando por Cachoeiro de Itapemirim, equipes especializadas passarão pelas agências do banco localizadas no sul do Estado oferecendo condições especiais de pagamento para débitos em aberto há mais de 60 dias.
Com esse novo formato, o banco dá ao cliente a possibilidade de negociar diretamente com um especialista, quase uma consultoria financeira. Os mais tímidos, ou mais práticos, continuam podendo procurar os atendimentos eletrônicos. “O Feirão Acordo Fácil no ano passado foi mais digital, esse ano é itinerante. É uma equipe especializada passando pelas agências porque a gente quer dar essa sensação humana, de proximidade. O cliente é quem escolhe. Quer entrar no site, ter um contato via telefone, mais impessoal? Ok. Quer marcar uma reunião, é uma situação mais complexa? Também estaremos lá para atender”, explica Hugo Gaspar, diretor de negócios e recuperação de ativos da instituição.
A ação vem de encontro à necessidade de retomada da economia após esse período turbulento de pandemia. Com a promessa de descontos de até 100% em juros, correção e multa, e parcelamento do valor devido estendido para até 144 meses – antes, era 99 meses, é considerada a melhor condição da história para repactuar dívidas com a instituição.
“Na medida em que a gente acerta a vida financeira de centenas (ou milhares) de pessoas, que muitas delas são situações plenamente fáceis de acertar, a gente está levando essa pessoa de volta para o mercado de consumo. Ela vai poder ter um crediário de novo, ela vai poder ter cartão de crédito, e vida que segue”, destaca Gaspar.
Banco quer manter vínculo com os ex-endividados
Outra grande novidade é que o Banestes manterá crédito aberto para os inadimplentes que fizerem o acordo: “Existe uma novidade nessa política do Programa Acordo Fácil: Anteriormente – isso é uma prática comum no mercado bancário – quando você acertava uma pendência num banco, você limpava seu nome nos órgãos de defesa do crédito – Serasa, SPC, etc – mas o banco onde você tinha a dívida não fazia mais negócio com você. O Banestes não tem essa penalidade. A gente quer realmente que o cliente acerte sua pendência e prossiga sua vida financeira em condições de normalidade, inclusive, se continuar querendo se manter como cliente do Banestes, ótimo”.
Acordos mais elásticos, compromissos mensais menores e possibilidades ampliadas
Além das dívidas, o banco também anunciou a ampliação do prazo do empréstimo consignado de 99 para 144 vezes. “Essa ação iniciou há mais ou menos uma semana e, nos últimos dias, tivemos recordes de empréstimos em disponibilização. Isso porque aquela pessoa que estava com uma parcela um pouco acima do seu orçamento, nesses tempos difíceis, nem pegou mais dinheiro emprestado, mas só de alongar o prazo, o seu compromisso mensal diminui muito. Então, ela tem condição de passar essa fase. Daqui a pouco, com certeza, a economia vai estar mais confortável para todos, e aí você vai adequando sua vida financeira de acordo com sua possibilidade”.
Orgulho capixaba
Criado em 1937, mesmo sendo hoje uma sociedade aberta de capital misto, o Banestes ainda é controlado pelo estado do Espírito Santo, detentor de 92% das ações. É a única instituição bancária com agências em todos os 78 municípios capixabas, além de 860 pontos de atendimento, oferecendo um portfólio completo de produtos e serviços financeiros aos seus clientes pessoas físicas e jurídicas. Seu Patrimônio Líquido atingiu R$ 1,9 bilhão em 2021, crescendo 10,3% em relação a dezembro de 2020*.
Para Gaspar, o fator humano faz a diferença: “Trabalho no Banestes há três anos – um ano e meio na seguradora e quase dois no banco – e uma coisa marcante para mim no Banestes é o amor à camisa e a paixão, o brilho nos olhos com que o banestiano trabalha.”
*Informações obtidas no site oficial da instituição