Festa da Penha segue até segunda-feira
Pelo segundo ano consecutivo, maior evento religioso do Espírito Santo é realizado de forma virtual
Por Pammela Volpato / Revista 7Dias
Começou no Domingo de Páscoa (04), a maior festa religiosa do Estado e terceira maior festa mariana do Brasil. Por conta da pandemia do coronavírus, pelo segundo ano consecutivo, a Festa da Penha está sendo totalmente online, com transmissões pelas redes sociais. O evento segue até o dia 12 de abril, quando é celebrado o Dia de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.
O tema da Festa da Penha 2021 é “Vosso olhar a nós Volvei”, em alusão ao canto tradicional da devoção Mariana e ao poder do olhar misericordioso de Nossa Senhora sobre nosso povo.
A Comissão Organizadora da Festa da Penha decidiu retirar a possibilidade de realizar o evento no formato híbrido este ano. A decisão foi tomada após o Governo do Estado decretar medidas mais rígidas e classificar a região metropolitana como risco extremo. Uma das orientações do decreto é de que missas e cultos sejam realizados, preferencialmente, de forma virtual. Com isso, organização da Festa da Penha afirmou que manifesta o apoio às orientações das autoridades para que a população fique em casa.
“Queremos reforçar a mensagem para que as pessoas, à medida do que for possível e de acordo com as orientações a partir do mapa de risco, se resguardem em seus lares, protegendo a si mesmas, suas famílias, amigos e mesmo aqueles que elas sequer conhecem, mas que são seus irmãos em Cristo. Não é admissível fechar os olhos para a dor do outro, a fé Cristã nos chama a fazer a nossa parte. É triste que, em mais um ano, não vamos poder estar pessoalmente com o público, no entanto, mais devastador ainda é o número diário de vítimas que estamos testemunhando”, reflete o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Oliveira.
E complementa: “Entendemos que seja oportuno a Festa manifestar solidariedade tanto às famílias enlutadas, como às equipes multidisciplinares dos hospitais que estão cuidando dos infectados. Por eles rezaremos. Ano passado a Pandemia era uma ameaça, hoje trata-se de uma realidade mais devastadora do que poderíamos imaginar”, lamentou.
Em sua primeira edição virtual, no ano passado, a Festa da Penha teve mais de 1,3 milhão de interações apenas nas redes sociais do Convento da Penha.
Integrante da Comissão Organizadora, o padre Renato Covre considera que celebrar a Festa da Penha significa também viver em profunda e solidária decisão ao hoje da história. “Tenhamos, portanto, presente na nossa oração a dramaticidade de fatos e situações que nestes dias afligem tantos irmãos nossos em todas as partes do mundo. Contudo, esses dias do Oitavário, que acontecem na oitava da Páscoa, reanimam em nós a grande Esperança: Cristo crucificado ressuscitou e venceu o mundo. Aguardemos com esperança o alvorecer de um novo tempo”.
NOSSA SENHORA DA PENHA ILUMINANDO A PRAÇA DO PAPA
A imagem de Nossa Senhora Iluminada foi acesa na noite do último sábado (3), na Praça do Papa, em Vitória. As 120 mil lâmpadas da Santa vão permanecer iluminando as noites dos capixabas durante toda a Festa da Penha. Cada ponto de luz instalado na estrutura de metal de 15 metros de altura representa uma Ave Maria.
“A orientação é ficar em casa, protegendo assim a própria saúde e a vida de familiares e amigos. Mas a mensagem de esperança e a certeza que a Mãe das Alegrias roga por nós será simbolizada este ano mais uma vez pela imagem de Nossa Senhora da Penha Iluminada. Isso é muito especial, principalmente neste momento em que precisamos de oração e cura”, diz Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento da Penha.
Confira a programação:
SÁBADO – 10 de abril
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
19h – Romaria das Famílias (Transmissão dentro do programa Salve Mãe das Alegrias)
DOMINGO – 11 de abril
12h – Terço/Consagração
16h – Missa
18h – Programa Salve
Mãe das Alegrias
SEGUNDA – 12 de abril
12h – Terço/Consagração
14h30 – Programa Salve
Mãe das Alegrias
16h – Missa de Encerramento