Como premiar os colaboradores de forma econômica e inteligente
O administrador Douglas Chagas Fiorin e a advogada Roberta Zóboli trouxeram dicas sobre o assunto
O uso de premiações é uma excelente estratégia para mudar o comportamento das pessoas e engajar os colaboradores nas metas da empresa, em busca de um desempenho melhor de seus times.
Podemos citar como exemplos: um dia de folga, Gift Cards de comida/produtos, pontos que podem ser acumulados para serem gastos onde quiser e pagamento de alguma experiência especial (uma refeição fora com a família, por exemplo). Essas premiações simples são capazes de engajar qualquer time, entretanto, muitos dificultam esta ação no meio do caminho.
Quando o assunto é incentivar seus colaboradores, existem inúmeras possibilidades das empresas se organizarem de uma forma econômica e inteligente. Basta pensar no que podem proporcionar, podendo ser produtos da própria empresa ou até mesmo incentivo financeiro.
Um exemplo é a Motorola, que idealizou uma ativação com os vendedores dos canais varejistas. Independente das metas alcançadas, a marca disponibilizou, por SMS, vouchers aos profissionais para resgatarem “casquinhas de sorvete” em uma grande rede de fast food presente em todo o país, para o vendedor que se cadastrar na plataforma.
Dessa forma, conseguiu trazer mais rapidamente atenção e engajamento nas campanhas abertas pela empresa, com um gasto médio para ativação por usuário de R$ 3, atingindo uma parcela enorme dos profissionais. Histórias como essas nos ajudam a perceber o quanto ainda temos marcas distantes da ponta da cadeia, incapazes de executar ações teoricamente simples.
Por outro lado, felizmente, já há empresas que começam a ter um olhar mais humanizado para o seu time, sendo capazes de compreender suas necessidades e o quanto as micro recompensas podem ser eficientes em algumas ativações.
Seja com dias de folga, casquinhas de sorvete, ingressos para assistir um filme ou vouchers em apps de delivery, essas pequenas iniciativas são uma alternativa plausível para certas campanhas de incentivo, criando um sentimento de pertencimento e de aproximação com a marca.