Em Vila Velha: Em motopatrulha com apreensão de drogas e recuperação de moto roubada
Equipe de motopatrulha da Guarda Municipal de Vila Velha realizou apreensão de drogas no Ibes e recuperou moto em Cobilândia, ambos na tarde desta segunda-feira (11). A primeira ocorrência teve início com rondas em região com histórico de tráfico de drogas. Em determinado momento, uma mulher aparentou atitude suspeita, andando para trás ao ver os guardas. Ela foi abordada e, na revista da bolsa que carregava, foram encontradas 176 pedras de crack. Também foram apreendidos um celular e R$ 28 em dinheiro. A mulher e o material foram entregues às autoridades policiais.
Cerca de três horas depois, com informações da Muralha Eletrônica sobre uma moto Honda NXR 150 Bros vermelha, com restrição de furto e roubo, guardas do grupamento de motopatrulha se posicionaram numa rota estratégica e, ao avistarem o veículo, iniciaram acompanhamento. O condutor e o carona não reagiram e atenderam à ordem de parada. O piloto afirmou que tinha comprado a moto por um anúncio na internet e não sabia que era roubada, mas foi conduzido para esclarecimentos à 2ª Delegacia Regional de Vila Velha.
As duas ocorrências mostram a agilidade e variedade de aplicação do trabalho da segurança pública sobre motos, principalmente numa cidade com trânsito denso e grande extensão como Vila Velha. Os guardas sobre duas rodas atuam também com interdições de vias, como batedores em eventos e procissões, além de apoio a operações e blitze. Desde dezembro de 2021, dez novas motos foram adquiridas e o grupamento de motopatrulha foi reestruturado, gerando resultados diários.