Festa da Penha terá educação ambiental e pontos de coleta seletiva
O lixo seco e úmido será recolhido durante a tradicional Festa da Penha e separado para reciclagem. Durante o evento, equipes da Prefeitura estão orientando os fiéis sobre o descarte correto dos copos de água distribuídos no percurso das romarias, onde serão coletados e encaminhados para as associações de coletores de materiais recicláveis do município.
Serão quatro pontos de coleta fixos distribuídos pelo trajeto da romaria, que estarão devidamente sinalizados para melhor identificação. Cada local de coleta contará com uma equipe responsável, que irá elaborar o relatório final das atividades. O relatório contribuirá com o Programa de Resíduos Sólidos do Município.
Para a prestação dos serviços de coleta seletiva, triagem, armazenamento e destinação adequada, estarão empenhadas as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos, junto com os coletores de materiais recicláveis da Associação Vilavelhense de Coletores de Materiais Recicláveis (Revive) e Associação Verde Vida, que desempenham um papel fundamental na gestão de resíduos sólidos.
De acordo com o secretário interino de Serviços Urbanos, Rogério Mattos, o material recolhido será direcionado às associações parceiras: “As equipes receberão reforço e orientação para realizar a limpeza da cidade, além de realizar ações de educação ambiental, principalmente no trajeto das romarias e no Parque da Prainha. Vamos valorizar a coleta seletiva”, explicou.
Contentores de lixo serão instalados em pontos estratégicos de ruas e avenidas da cidade, para ajudar a reforçar a limpeza urbana.