Exagerou no feriado? Nutricionista da Unimed Sul Capixaba dá dicas para retomar os cuidados com a saúde
Depois de dois feriadões seguidos, é hora de voltar à rotina, conhecendo melhor os limites do próprio corpo
Família reunida, chocolate, torta capixaba, bebidas… os feriado da Semana Santa, Tiradentes e Nossa Senhora da Penha passaram deixando a lembrança de reencontros, muita comida boa e, em muitas pessoas, a sensação de ter se excedido na hora de fazer o prato. Mas é possível se recuperar da comilança e aproveitar os próximos dias de forma saudável.
A nutricionista da Unimed Sul Capixaba, Adriana Macedo, listou cinco dicas fáceis, possíveis de seguir à risca. Confira:
– Na semana seguinte aos excessos, elimine o consumo de alimentos industrializados. Se for preciso, desafie-se;
– Tire da sua vista o chocolate que sobrou da Páscoa. Uma boa ideia é congelar para ir comendo aos poucos, ao longo das semanas;
– De volta à rotina, dê preferência a alimentos e bebidas termogênicos, que são aqueles que ajudam na queima de gordura. Chás de erva mate são uma ótima opção para controlar a fome e aproveitar o fim de tarde, por exemplo;
– Evite o consumo de carboidratos à noite. Uma alternativa é substituir os alimentos feitos com farinha branca pelos ricos em fibras;
– Intensifique a atividade física e beba mais água. É aquele lembrete de sempre que não tem erro: o ideal é praticar 30 minutos de exercícios e ingerir, pelo menos, dois litros de água diariamente.
“Essas dicas são simples e possíveis de realizar onde estiver. E, se levarmos em consideração que podemos segui-las no nosso dia a dia, elas podem contribuir para um organismo mais saudável para aproveitar bastante os próximos feriados”, explica a nutricionista.
Café com a Nutri
A Unimed Sul Capixaba se preocupa com a saúde de seus colaboradores, por isso criou o projeto Café com a Nutri. Nele, é passado um conteúdo para que as pessoas percebam que é possível ter uma alimentação mais saudável apesar da correria do cotidiano.
“O Café com a Nutri é um momento agradável de informação descontraída e desconstruída do entendimento da dieta. Atualmente, faço um café temático para que as pessoas possam se identificar e participar de forma bem ativa”, descreve a nutricionista.