Dica para o final de semana: conhecer e se deslumbrar com a Rota de São Benedito
Um percurso rico em história e cultura, contadas pelos moradores e por painéis artísticos gigantes, e que leva a um antigo farol, de onde se pode apreciar uma vista de 360º para a Grande Vitória. Essa é a Rota de Turismo Comunitário de São Benedito, com um quilômetro de extensão, que será lançada neste sábado (7), às 9h, a partir da Praça Jair de Andrade, no bairro de mesmo nome.
“A ideia da Rota surgiu com a grande procura do local por universitários, ciclistas, mochileiros, ambientalistas e trilheiros. Pessoas que já frequentam a comunidade, interessadas na paisagem, na área verde e no Farol de São Benedito. Daí, foi identificada a oportunidade de criar a Rota, que vai movimentar a economia local, potencializar o turismo e levar uma visão mais digna e humanizada do bairro”, explica o secretário municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Marcello Rodrigues.
Para fazer o percurso, são indispensáveis tênis, roupas confortáveis e, detalhe, fones de ouvidos, para conhecer mais do lugar e das histórias disponíveis em QR Code nos pontos de visitação. “Aqui o turista vai encontrar artesanatos, comidas, água, sucos e muitas histórias de vida durante a rota”, diz Valmir Dantas, líder comunitário e guia.
Lançamento da rota
No lançamento, a Banda de Congo Amores da Lua vai dar o ritmo da festa. O trajeto começa na Praça Jair de Andrade, ponto final da linha 031, e culmina no Farol Morro Grande ou Farol de São Benedito, que fica a 208m de altitude, uma das mais altas entre os faróis do Brasil. No mesmo dia será lançado o site www.rotadosaobenedito.com.br e a rede social @rotadosaobenedito, com informações mais detalhadas sobre os pontos de visitação, além do link para agendamento de guias, que são moradores e comerciantes locais.
A Rota do São Benedito foi idealizada pelo Ateliê de Ideias, dentro do Projeto Economia do Bem. Ela foi desenvolvida com a participação dos moradores e com recursos da Prefeitura de Vitória, por mejo de Edital do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O projeto foi conduzido pela Gerência de Qualificação do Trabalhador da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), em parceria com a “Cidade Quintal”.
Rota de Turismo Comunitário de São Benedito
Em todo o percurso, os monumentos serão descritos em painéis gigantes nos comércios e moradias e os visitantes também poderão conhecer detalhes por meio de mensagens gravadas em áudio (audiotours), produzidas e roteirizadas pela historiadora Luara Zucolotto, na parceria com a “Cidade Quintal”.