Placas informativas são instaladas no Mona – Morro do Moreno
A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha finalizou, nesta sexta-feira (13), a instalação das placas de sinalização normativa e de educação ambiental no Monumento Natural Morro do Moreno. As novas placas informam sobre a preservação da fauna e flora locais, delimitação da área e possui avisos sobre os usos proibidos, além de informar também da proibição da prática de voo livre no local, orientado pela Aeronáutica.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, explicou que a intenção das placas é valorizar e informar sobre aspectos legais do local: “O Morro do Moreno é um dos principais cartões-postais de Vila Velha e recebe turistas de todo lugar do Brasil e do mundo. Daí a importância das placas informativas, inclusive bilíngues, para orientação de quem nos visita”, explicou.
Atividades aerodesportivas proibidas
Atendendo a Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA 100-3), a Prefeitura instalou placa proibindo a prática de esporte aeorodesportivo no Monumento Natural do Morro do Moreno, por fazer parte das rotas de aviões que chegam e saem do Espírito Santo, pela nova pista do Aeroporto Eurico Salles de Aguiar.
Segundo o secretário Ricardo Klippel, a Instrução foi informada para a Secretaria de Meio Ambiente pelo Comando da Aeronáutica, após consulta realizada pelo município. “O objetivo é proteger as pessoas, para evitarmos acidentes como os que vimos recentemente”, lembrou.
Monumento Natural
Criado em 2021 pela Lei Municipal nº 6.447, a unidade de conservação de proteção integral possui área de 614.018,24 metros quadrados e perímetro de 7.808,94 metros lineares. Está situada às margens da foz da Baía de Vitória, local conhecido popularmente como Morro do Moreno, na Praia da Costa.
Entre os objetivos da unidade de conservação estão: preservar/restaurar recursos da flora e fauna; proteger os recursos hídricos (nascente); proteger a paisagem ou beleza cênica; restringir uso e ocupação em áreas de risco (declividade 30% e 45°); conter a erosão do solo e prevenir e mitigar riscos de deslizamentos de terra e de rocha, através de programas e projetos de recuperação ambiental e; propiciar recreação/turismo ecológico/educação ambiental e patrimonial.
Ainda em 2021, foram empossados pela primeira vez os membros do conselho consultivo e deliberativo do Monumento Natural Morro do Moreno (Decreto nº 462/2021), composto por membros da sociedade civil e do poder público. Os conselhos têm a função garantir a transparência para a gestão das unidades de conservação, além de contribuir para a elaboração e implantação do Plano de Manejo, integração da Unidades às comunidades, setor privado, ONGs e poder público, assim como a outras áreas protegidas do entorno.