Em Anchieta: aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias
Divulgado nesta terça-feira (31/5), o novo Boletim Semanal Covid-19 de Anchieta sinaliza a continuidade da tendência de aumento de novos casos da doença. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, entre os dias 22 e 28 de maio foram confirmados 33 novos casos, com total de 264 notificações.
A Vigilância Epidemiológica do município ressalta que os dados atuais indicam a permanência do aumento de casos de Covid-19 e reforça que a população deve manter o uso da máscara – especialmente em locais com risco maior de infecção, como os locais fechados ou com aglomerações.
A Saúde também evidencia que ao sentir algum sintoma semelhante a gripe é necessário que a pessoa procure a unidade de saúde mais próxima e pedir o teste de Covid-19. Caso der positivo, a pessoa deve ficar afastada do trabalho, usar máscara e evitar contato com outras pessoas.
VACINAÇÃO
A vacina é um único modo de evitar complicações graves. “A vacina é a principal arma contra a doença. É necessário que as pessoas se conscientizem sobre a importância de completar o esquema vacinal. Precisamos ampliar ainda mais a cobertura e a administração de doses de reforço, porque a imunização é a forma mais eficaz e segura de se restringir a circulação do vírus e reduzir o número de novos casos, de internações e de óbitos”, alerta a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica.
Em Anchieta, até o momento, 27.777 pessoas acima de cinco anos de idade tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid e 25.827 tomaram a segunda dose e a dose única. Isso representa uma cobertura vacinal de 100% e 93%, para D1 e D2, respectivamente. Já a terceira dose, epenas 14.691 pessoas, sendo 53%.
Para se vacinar basta procurar a unidade de saúde do seu bairro e agendar a aplicação.