Pessoas em situação de rua viram garçons em curso
Treze pessoas usuárias do Abrigo Emergencial Transitório para Adultos e Famílias, equipamento municipal vinculado à Secretaria de Assistência Social (Semas), receberam nesta terça-feira (7) o certificado de conclusão do curso de garçom.
Idealizado pela equipe do Abrigo em parceria com a Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead), esse foi o primeiro curso voltado para a capacitação e formação para pessoas em situação de rua em Vitória.
A solenidade de formatura contou com a participação do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, da vice-prefeita, Capitã Stefan, da secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, representantes de outras secretarias municipais, do setor de bares e restaurantes, técnicos da rede socioassistencial do município e da fundação.
Ao receberem o diploma, os mais novos garçons da cidade foram unânimes em afirmar que, agora, sonham com o primeiro dia de trabalho como profissionais no ramo. Com o diploma em mãos, Valéria Lúcia da Silva Ramos disse que não via a hora de ter um emprego e recomeçar sua vida.
O colega de turma e também formando Paulo Cezar Missias Rodrigues disse que o novo diploma vem agregar mais conteúdo, mais profissionalização e outra experiência de vida, além de conhecimento do setor.
Paulo, que já frequentou outros cursos antes de chegar ao Abrigo, declarou que “o conteúdo, a atenção e a paciência do professor do curso de garçom foram o grande diferencial em comparação a outros cursos que já frequentei. Esse curso fez sentido para minha vida, além da qualificação”.
Paulo Cezar já é formado em Tecnologia da Informação e está fazendo o curso de Segurança da Informação.
Para o aluno Célio, “receber o diploma de conclusão do curso é a realização de um sonho. Significa uma conquista sem precedentes. Eu tenho um sonho de resgatar minha dignidade, voltar para o convívio familiar e social saudáveis e, ser absorvido pelo mercado de trabalho”, disse ele, no discurso, como orador da turma.
Foto Elisabeth Nader