Mais de 20 mil ainda não buscaram vacinação contra a gripe em Cachoeiro
Grupos prioritários devem se vacinar até 24 de junho, prazo da campanha nacional
Foto: Márcia Leal/PMCI
Cachoeiro segue trabalhando para alcançar a meta da vacinação contra a gripe entre os públicos prioritários. Nacional, a campanha foi prorrogada até o dia 24 de junho pelo Ministério da Saúde.
Os grupos-alvo são crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, idosos, professores, profissionais da área de saúde, gestantes, puérperas, portadores de doenças crônicas, funcionários do transporte coletivo, caminhoneiros e outros considerados suscetíveis à infecção pelo vírus influenza e a complicações da gripe.
A cobertura vacinal da população-alvo no município – estimada em 55 mil pessoas – é de pouco mais de 48% (quase 27 mil doses aplicadas).
Quem faz parte desses grupos e ainda não se imunizou neste ano deve procurar unidades básicas de saúde com sala de vacinação – veja lista abaixo – ou a Policlínica Municipal Bolívar de Abreu para receber a dose. O atendimento é feito das 8h às 15h, de segunda a sexta, e é preciso apresentar o cartão de vacina e um documento de identificação.
Para alcançar a meta de 95% de todos esses públicos, a Secretaria Municipal de Saúde tem lançado mão de estratégias diversas. Nesta quinta-feira (9), por exemplo, estendeu o horário de atendimento nas salas de vacinação até as 19h. Além disso, realiza trabalho de busca ativa, em que equipes vacinam idosos acamados em casa, alunos em creches e atuam em centros comerciais e supermercados, aproveitando o grande fluxo de pessoas nesses locais.
Mas, para alcançar os resultados necessários, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, frisa que é preciso maior adesão da população-alvo. “Vacinar é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas da gripe e de suas complicações, que podem levar pessoas mais vulneráveis a óbito e contribuem para sobrecarregar os serviços de saúde. Precisamos melhorar a cobertura vacinal de todos os grupos, para ampliarmos, ao máximo possível, a proteção coletiva”, explica.
Unidades com sala de vacinação
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins
Interior
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru