Cachoeiro: 4ª dose de reforço da vacina reduz internações entre idosos
Pessoas que integram os grupos de risco, como os idosos, são mais suscetíveis às complicações da doença Foto: Márcia Leal/PMCI
Diante do aumento do número de casos confirmados de Covid-19 em todo o Espírito Santo, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro reitera a importância das doses de reforço da vacina contra a doença, principalmente para os idosos.
Em Cachoeiro, mais de 28 mil pessoas com mais de 60 anos receberam a terceira dose (85% desse público), enquanto quase 17 mil buscaram a quarta dose do imunizante (51%).
A Semus alerta para a necessidade de ampliação dessa cobertura, uma vez que levantamento recente da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) aponta que a taxa de internação entre idosos que receberam apenas a primeira dose de reforço (terceira dose) é quase 2,5 vezes maior do que aqueles que foram imunizados com a quarta aplicação.
O secretário municipal de Saúde de Cachoeiro, Alex Wingler, explica que as pessoas com mais de 60 anos são mais suscetíveis às complicações da doença, como internações e óbitos. Devido ao avanço da idade, o sistema imunológico se torna mais frágil, comprometendo a resposta do corpo às infecções.
“As doses de reforço aumentam, significativamente, a resposta imunológica e celular do organismo, resultando em maiores níveis de proteção contra a Covid-19. É muito importante que as pessoas mantenham o calendário vacinal atualizado – principalmente, as que pertencem aos grupos de risco, como os idosos”, destaca o secretário.
Salas de vacinação
Policlínica Municipal Bolívar de Abreu
UBS Aquidaban
UBS Aeroporto
UBS IBC
UBS Novo Parque
UBS Abelardo Machado
UBS Gilson Carone
UBS Village da Luz
UBS Amaral
UBS Alto União
UBS São Luiz Gonzaga
UBS BNH de Baixo
UBS BNH de Cima
UBS Zumbi
UBS Paraíso
UBS Coramara
UBS Nossa Senhora Aparecida
UBS Elpídio Volpini
UBS Otton Marins
Interior
UBS Soturno
UBS Burarama
UBS Pacotuba
UBS Córrego dos Monos
UBS Itaoca
UBS Conduru