A importância do fluxo de caixa e do controle financeiro para os negócios
Por Douglas Chagas Fiorin.
Manter o controle financeiro de uma empresa é uma das peças-chave para o sucesso do negócio. Essa gestão permite uma análise clara da saúde financeira da empresa.
FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é uma ferramenta que ajuda o empreendedor a controlar com precisão as contas a pagar e a receber. Ele permite que o gestor compreenda a real situação da empresa e, assim, consiga estudar quais as melhores decisões a serem tomadas em relação ao capital do negócio. Diante disso, é possível:
• Flexibilizar prazos de pagamentos aos consumidores sem comprometer as tarefas da empresa;
• Analisar quando subsidiar as atividades por meio de empréstimos e/ou financiamentos;
• Saber se vai sobrar ou faltar capital futuramente;
• Compreender quando negociar um maior prazo com os fornecedores
Sendo assim, para um fluxo de caixa saudável é necessário que a soma do saldo de caixa/banco somado as entradas de notas fiscais (recebimentos) seja maior ou igual as saídas de notas fiscais (pagamentos).
Assumir e organizar todas as entradas e saídas é fundamental para identificar ganhos e perdas de dinheiro; evitar gastos desnecessários para otimizar o uso do capital no empreendimento; melhorar a tomada de decisão apoiada em dados, possibilidade de projeções e estimativas; definir estratégias de prevenção e de correção no orçamento do empreendimento; além de assegurar o cumprimento das obrigações e evitar contratempos judiciais, embargos e multas.
Tudo isso pode ser feito de maneira segura, prática e rápida por meio de sistemas de gestão financeira com armazenamento em nuvem, que permitem que o gestor ou contador concentre, em um único lugar, todas as movimentações e tenha um histórico completo da saúde financeira da empresa.