Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Estudantes de Linhares lançam guia para valorizar pontos turísticos da região
Para divulgar as belezas naturais e a história cultural do Município de Linhares, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Emef Elza Roni Scarpati, no bairro Lagoa do Meio, resolveram criar o Guia ‘Um Novo Olhar Sobre os Pontos Turísticos de Linhares”. O trabalho está alinhado à disciplina de História ministrada pela professora Sirlâne Cupertino com o auxílio da pedagoga Deise Maura e da diretora da unidade de ensino, Mayara Vetoraci Viana.
Na última quarta-feira, dia 14/09, o prefeito Bruno Marianelli, participou de uma manhã de autógrafos para o lançamento do guia que contou com a presença dos pais dos estudantes, que estavam bastante felizes com a presença do prefeito neste momento especial de culminância do projeto que fez parte das comemorações dos 222 anos de fundação de Linhares e também ao projeto de leitura e escrita que é desenvolvido na escola.
Cada estudante produziu o seu próprio guia com página de rosto, dedicatória, ilustrações e as impressões pessoais sobre os pontos turísticos visitados: Linha Verde, Igreja Matriz, Praça Nestor Gomes, Rua da Conceição, Casarão da Família Calmon, Praça 22 de Agosto, Cais do Porto do Rio Doce, Mirante da Praça 22 de Agosto, Praça Regis Bittencourt e Ponte Joaquim Calmon.
A gente deu início ao projeto para as pessoas ficarem mais curiosas, visitarem mais os pontos [turísticos] e conhecerem nossa história, porque ela é linda e nós queremos mostrar isso para todo mundo”, conta Enzo Calombé da Silva, de 12 anos.
O guia é, basicamente, um livro que contém todas as informações sobre os pontos históricos, o que pode servir tanto para os que visitam os locais, quanto para a comunidade. A diferença para outros guias é que este é produzido por estudantes que vivem em Linhares e fizeram questão de visitar e percorrer cada ponto turístico para confeccionar o material.
“Nosso desejo era valorizar a história do nosso imaginário popular, as nossas raízes e, principalmente, os locais históricos”, destacou Sirlâne Cupertino, professora de História e orientadora do grupo, que conta que havia muitos espaços nunca antes visitados pelos estudantes.
Caminhando pela história
Uma das primeiras etapas da iniciativa foi realizar caminhadas pelas ruas da cidade e, assim, possibilitar momentos de escuta junto entre os alunos e moradores. Os meninos e meninas envolvidos na iniciativa também mergulharam em diversas bibliografias, pesquisas em sites e mesclaram a pesquisa sobre os pontos turísticos do município até ouvindo as pessoas da localidade.
Segundo a professora, o processo de visita aos espaços e também as conversas junto à população possibilitaram aos alunos momentos mais vívidos, uma vez que tiveram que sair da sala de aula e interagir tanto com os espaços quanto com as pessoas.
Foto: Comunicação Prefeitura de Linhares