Mais de 200 pessoas morreram em 2020 por choque elétrico em ambiente doméstico
Medidas simples de segurança podem prevenir acidentes domésticos com energia elétrica
Com o agravamento da pandemia de Covid-19, o isolamento social se torna ainda mais necessário e, passando mais tempo em casa, é preciso também reforçar os cuidados com a segurança para evitar acidentes domésticos.
Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), no ano de 2020 foram registrados mais de 200 óbitos por choque elétrico em ambiente doméstico. As principais origens foram por meio do contato com máquinas de lavar e tanquinho (19 casos), carregadores de celular (18 registros) e por benjamim, extensão e tomadas (15 casos).
Segundo a EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo, algumas medidas simples de prevenção com energia elétrica podem evitar acidentes.
Para preservar a família e evitar riscos desnecessários, o principal é ter toda a fiação elétrica da residência devidamente protegida e muito bem instalada. A má instalação dos fios pode gerar prejuízos como desperdício de energia resultante do superaquecimento da fiação e, principalmente, riscos de curto-circuito e incêndio. “O uso seguro e eficiente da eletricidade deve ser uma constante no convívio familiar, para prevenir acidentes e também combater o desperdício. A utilização de aparelhos elétricos deve acontecer sempre de forma consciente”, ressalta Vilmar Abreu, gestor de excelência ao cliente da EDP.
Outro ponto importante é a utilização de “T” ou “Benjamins”, que pode comprometer as instalações elétricas. Cada tomada é projetada para uma determinada corrente e o acúmulo de equipamentos em um mesmo ponto pode resultar em sobrecarga. Tomadas escurecidas ou com sinais de derretimento podem significar um problema na instalação elétrica de casa. É importante ficar atento, uma vez que, caso não sejam corrigidos, podem gerar prejuízos com equipamentos danificados, e até acidentes mais graves.
Orientações de segurança com energia elétrica:
– Nunca deixe aparelhos elétricos em locais com água ou umidade e nunca os manuseie com mãos ou pés molhados. O risco de choque é grande e pode levar à morte. Atente-se ao local de instalação da máquina de lavar ou tanquinho;
– Nunca utilize o celular quando estiver carregando na tomada, pois pode acontecer um curto-circuito e ocasionar choque. O uso de fone de ouvido no celular também deve ser evitado durante o carregamento do aparelho, pois a eletricidade pode passar pelo fio e atingir o corpo;
– Equipamentos elétricos e eletrônicos devem somente devem ser ligados ou desligados da tomada utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio;
– Mantenha as instalações elétricas internas da residência em bom estado. Não use fios emendados, velhos ou danificados;
– Cuidado com os fios dos eletrodomésticos. Sempre que possível, mantenha-os no alto, longe do alcance de crianças;
– Caso algum aparelho esteja dando choque, mesmo que seja de baixa intensidade, pode ser defeito no equipamento ou na rede elétrica interna da residência. Nesse caso, a dica é recorrer a um eletricista capacitado para fazer uma avaliação da fiação de sua residência e/ou levar o aparelho para o conserto.