Prefeitura de Vitória entrega óculos para estudantes da rede municipal de ensino
Iniciativa faz parte do Projeto “Olhar Vitória”
Você sabia que o comprometimento do rendimento escolar de alguns estudantes pode estar relacionado aos problemas de visão? Pensando no bem-estar e qualidade do aprendizado deles, a Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) retomou, após dois anos, o Projeto Olhar Vitória, que consiste numa ação de Saúde Ocular realizada nas escolas por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
O programa contempla a realização de exames e a concessão de óculos corretivos para crianças, adolescentes, jovens e adultos que frequentam a rede pública de ensino municipal.
Na tarde da última terça-feira (08), o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, juntamente com as secretárias de Saúde, Joanna De Jaegher e de Educação, Juliana Rohsner, entregaram vale óculos para estudantes da rede municipal, na sala de reuniões da Prefeitura de Vitória.
Esse é mais um projeto que cuida de quem mais precisa na nossa capital. Quando falamos de crianças e adolescentes temos que ter muita sensibilidade. Eu tive a oportunidade de visitar algumas escolas e ver que nem todas as crianças que não enxerga o quadro fala. E que nem toda criança que não vê, não visualiza, vai se expressar verbalmente e dizer para os familiares e professores que não estão enxergando. Algumas vão introgetar aquilo pela sua natureza ou trauma que surgiu e vai ficar guardado e vai ocasionar a prejuízos que se tornarão irreversíveis. O nosso trabalho aqui é dar vez e voz e tirar da invisibilidade. E nesse projeto Olhar Vitória, os nossos profissionais identificaram que alguns estudantes tinham dificuldade em enxergar o quadro e com isso tinham grande dificuldade em assimilar a matéria. Estamos realizando o teste de acuidade visual em 40 mil estudantes da rede municipal de ensino de Vitória, dentro da própria escola, para que aqueles que têm necessidade possam receber óculos e a partir daí enxergar o quadro e assimilar melhor a matéria “, prefeito Lorenzo Pazolini.
Todos os estudantes matriculados na rede pública municipal de ensino básico do município de Vitória, sendo escolares da Educação Infantil (Cmei), Ensino Fundamental (Emef) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) passarão pela Avaliação da Acuidade Visual e serão contemplados pelo projeto para a concessão de óculos. Ao todo, aproximadamente 40.000 estudantes serão avaliados.
Fonte: Prefeitura de Vitória