Começam em Vitória na próxima semana, ações educativas sobre a andada do caranguejo uçá
A andada visa à preservação da espécie
Para sensibilizar comerciantes, moradores e turistas de Vitória sobre os cinco períodos de andada (defeso) do caranguejo-uçá, nas próximas semanas, uma série de ações educativas serão realizadas por toda a cidade.
A primeira andada vai de 24 a 29 de dezembro, e o trabalho das equipes de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) já começa nesta segunda-feira (19), com a divulgação da campanha de forma digital.
Na terça-feira (20), no período da manhã e da tarde, terão início as ações de abordagem educativa e também a fixação de cartazes em quiosques e restaurantes situados na orla das praias da capital. Já na quarta-feira (21), a partir das 19 horas, o trabalho continua com abordagens educativas junto aos proprietários e funcionários dos quiosques, bares e restaurantes da praia de Camburi.
Calendário da andada
Andada é o período reprodutivo em que os caranguejos-uçás (Ucides cordatus) machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de ovos.
“A andada visa à preservação da espécie, protegendo no período de reprodução e de recomposição da fauna.Respeitando o período de proibição, garantimos o aumento do número de caranguejos-uçá e a continuidade das atividades da cata e da comercialização, que são tradicionais em Vitória e que representam renda para muitas famílias”, diz o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Foeger.
Em 2022 e 2023, a andada acontece nas datas de 24 a 29/12 (primeiro período); de 22 a 27/01/23 (segundo período); 21/02 a 26/02/23 (terceiro período); 8 a 13/03/23; (quarto período); e 22 a 27/03/23 (quinto e último período).
Nesses períodos, de acordo com a Portaria Estadual Seama nº 021-R/2022, ficam proibidos a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização, o armazenamento e a comercialização dos indivíduos da espécie, proveniente de qualquer origem, bem como as partes isoladas (quelas, pinças, garras ou desfiado).
Fonte: Prefeitura de Vitória