Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Lula toma posse com faixa entregue “pelo povo”
Lula desfilou em carro aberto e interagiu com o público.
Por volta das 15:00 h deste domingo 01º/12, o Presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) tomaram posse oficialmente no Congresso Nacional. Logo depois, o Presidente fez seu primeiro discurso que versou sobre a defesa da democracia e com fortes críticas a gestão anterior.
Além dos atos institucionais, a posse é marcada por um festival na Esplanada que só deve terminar na madrugada.
Solenidade
A posse presidencial seguiu o protocolo tradicional, começando com o desfile do novo presidente em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios. Lula foi até o Congresso Nacional, para a posse oficial no plenário da Câmara.
Após ser empossado no Congresso Nacional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu neste domingo (1º) a rampa do Palácio do Planalto, em Brasília, e recebeu a faixa presidencial de cidadãos que representam a diversidade do povo brasileiro. Entre eles estava o cacique Raoni Metuktire, de 90 anos, líder do povo Kayapó, e Aline Sousa, de 33 anos, catadora de materiais recicláveis do Distrito Federal.
A primeira-dama Janja Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin, acompanharam Lula e o grupo na entrada do palácio. A cadela vira-lata Resistência também subiu a rampa. Ela morava no acampamento de militantes do Partidos dos Trabalhadores em frente à Polícia Federal, em Curitiba, e foi adotada por Janja quando o presidente estava preso na cidade, em 2018.
Lula voltou a discursar, pela terceira vez, no Parlatório da sede do Executivo federal. Ao se dirigir aos apoiadores que o aguardavam na Praça dos Três Poderes, o presidente iniciou o discurso agradecendo os eleitores que combateram a “violência política” durante na campanha eleitoral e disse que vai governar para todos os brasileiros.
“Vou governar para os 215 milhões de brasileiros e brasileiras, e não apenas para quem votou em mim. Vou governar para todas e todos, olhando para o nosso luminoso futuro em comum, e não pelo retrovisor de um passado”, afirmou.
Em seguida, o presidente eleito se dirigiu para o Palácio do Planalto, onde recebeu a faixa presidencial de um grupo de pessoas que representa a diversidade da sociedade brasileira e fez o discurso no Parlatório, e foi cumprimentar os chefes de Estado e de Governo presentes na cerimônia.