FIFA limita comissões de empresários nas transferências de jogadores
Novos regulamentos para agentes de futebol da FIFA entram em vigor
Após sua aprovação pelo Conselho da FIFA em dezembro de 2022, o novo Regulamento para Agentes de Futebol da FIFA (FFAR) entrará em vigor na segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, marcando assim um passo histórico para o estabelecimento de um sistema de transferência de futebol mais justo e transparente.
O novo regulamento introduz padrões básicos de serviço para os agentes de futebol e seus clientes, incluindo um sistema de licenciamento obrigatório, a proibição de representação múltipla para evitar conflitos de interesse e a introdução de um teto para os honorários dos agentes, tudo com o objetivo de reforçar a estabilidade contratual, protegendo a integridade do sistema de transferências e alcançando maior transparência financeira.
Embora os processos de obtenção de licença no FFAR entrem em vigor na próxima segunda-feira, haverá um período de transição antes da obrigatoriedade de utilização apenas de agentes de futebol licenciados e do limite máximo de honorários de agentes, que acontecerá a 1 de outubro de 2023.
O FFAR foi aprovado pelo Conselho da FIFA em sua reunião em Doha em dezembro de 2022, após um processo de consulta muito robusto e aberto realizado pela FIFA desde 2018 e envolvendo todas as principais partes interessadas no futebol internacional. O processo de consulta e reforma da FIFA para o FFAR como um todo foi, e é, publicamente acompanhado e apoiado por várias instituições e órgãos.
Para mais informações sobre como se tornar um agente de futebol licenciado pela FIFA, clique aqui (página da FIFA em inglês). Na segunda-feira, 9 de janeiro de 2023, o processo de registro será lançado na nova Plataforma do Agente.
Fonte: FIFA