Em decisão bastante temerária, Lewandowski concedeu à Renan Calheiros acesso as mensagens de Sérgio Moro
Que o STF (Supremo Tribunal Federal) tem adotado posições um tanto quanto controversas já não é novidade, mas desta vez o Ministro Ricardo Lewandowski foi um tanto quanto ousado, ao liberar o senador Renan Calheiros (MDB), logo quem, o acesso às mensagens do ex-juiz Sergio Moro trocadas com procuradores do Ministério Público, ainda que o processo esteja tramitando em segredo de justiça.
O Ministro justificou que permitiu o acesso somente às mensagens que citam o parlamentar, uma vez que o referido senador foi um dos políticos citados em acordos de delação, com investigados afirmando que ele recebeu propina dos desvios da Petrobras.
No início do ano, Renan apresentou ao senado um projeto de lei que, caso aprovado e sancionado, concederia anistia para os hackers que revelaram diálogos da operação comandada por Sérgio Moro.
A justificativa do PL é que os acusados contribuíram para o “aperfeiçoamento das instituições brasileiras”, uma vez que, segundo entendimento do senador, trata-se de são “confissões inequívocas de perseguição política” e de “desprezo pelos direitos fundamentais das pessoas acusadas”.