Inovação no empreendedorismo em tempos de crise.
O empresário Junior de Souza emplaca supermercado online na rede Jucy
Desde que a pandemia do novo coronavirus chegou a economia foi diretamente afetada. Sobretudo quando muitos defendiam a tese de “fecha tudo e fica em casa. A economia a gente vê depois”. Pois bem, a fatura chegou, e não chegou muito barata não. Vários empresários, sobretudo os pequenos, foram obrigados a encerrar suas atividades e buscar outra fonte de renda.
Entretanto, existem ainda os chamados shark tanks, empresários ousados que se arriscam em nadar com os tubarões. Em Marataízes, o conglomerado econômico da Rede Jucy de Supermercados inovou de modo surpreendente. O empresário José do Brasil, conhecido localmente como Júnior de Souza, implantou em seu supermercado uma plataforma de vendas online com entrega em domicílio. O cliente pode escolher o produto que quiser, seja a quantidade que for, entre uma gama de opções, em qualquer horário do dia, inclusive quando o comércio está fechado,escolhe a forma de pagamento, que logo pela manhã a equipe do Jucy seleciona os produtos escolhidos e os encaminha para entrega.
Para o economista Ricardo Amorim, o mais influente no país e uma das 100 pessoas mais influentes na economia mundial, segundo a revista Forbes, “é exatamente a ousadia de inovar com planejamento e sabedoria que irá separar aqueles que sobreviverão a esta tempestade e os que lamentavelmente naufragarão”.
Vale ressaltar que, seja por decisões pessoais de cada empreendedor, ou pelo próprio decreto do lock down, enquanto todos os super mercados estão fechados, o Jucy se adaptou para continuar funcionando, ou seja, a equipe continua ativa. Funcionários que deixariam de receber por dias não trabalhados, continuam ativos.
A iniciativa não é apenas uma inovação para o consumidor final, mas também uma força motriz para a economia local, já que continua gerando renda para funcionários, receita para o município e Estado e por fim, quem sabe o mais importante, agrega um valor imensurável à imagem do empreendedorismo local, elevando esta ação de Júnior a um patamar de exemplo e relevância nacional.