Uma história de conquistas
Elza Meneguetti Andreon conta como se tornou uma empresária de sucesso
A história de Elza Meneguetti Andreon é daquelas que inspiram e mostram que com esforço, humildade, honestidade e trabalho duro, é possível seguir lutando em busca de seus objetivos e ir longe. Tudo começou há 28 anos, quando Elza precisou arregaçar as mangas e ajudar a colocar dinheiro em casa. Apenas o esposo trabalhava na época e as coisas estavam difíceis, principalmente, com dois filhos pequenos.
“Quando meus filhos Marcos e Mateus tinham dois anos, precisei ajudar meu marido Waldir Andreon. Então, fui a uma fábrica em Venda Nova do Imigrante e peguei duas sacolas com peças íntimas. Não tinha um centavo para comprar, fui na cara e na coragem mesmo. Mas graças a Deus, eles me deixaram retirar a mercadoria e pagar em 30 dias. E assim eu fiz”, conta.
Com muita determinação, Elza, que morava no interior de Castelo, começou a vender as peças de porta em porta. E detalhe, sem um centavo no bolso e pedindo carona. “Resolvi então vendê-las em Cachoeiro. Não conhecia a cidade, tinha ido apenas uma vez. Mas fui mesmo assim e foram sete anos vendendo de porta em porta. Nos dois primeiros anos eu pegava carona todo dia, depois consegui comprar um fusca e, foram mais cinco indo e vindo todo dia”.
Com o passar do tempo, as clientes foram se fidelizando, novas foram chegando e as vendas crescendo cada vez mais. Foi quando Elza viu a oportunidade de montar seu primeiro negócio, se tornando uma pioneira na área do empreendedorismo feminino na região.
“Fui comprando novas mercadorias, diversificando os produtos e, depois de sete anos de sacoleira, abri minha primeira loja, a Essencial Modas, em Cachoeiro de Itapemirim”, comemora com orgulho.
De lá para cá, foram 20 anos consolidando seu nome no mercado e, hoje, a empresária totaliza três estabelecimentos (um em Castelo e dois em Cachoeiro).
Elza conta ainda que sempre foi muito bem acolhida nas casas em que passava, o que acabou transformando a relação de vendedora/cliente em grandes amizades que perduram até hoje.
“Me sinto muito feliz e orgulhosa da minha história. Lembro quando comecei e nem dinheiro para o lanche eu tinha. Mas nunca desisti e hoje, graças a Deus e a minha família, consegui conquistar mais do que eu imaginava”, finaliza.