Operação Alfafa: Polícia Federal desarticula associação criminosa especializada em tráfico de drogas e armas em Cachoeiro de Itapemirim
Na manhã desta quarta-feira, 24, a Polícia Federal de Cachoeiro de Itapemirim, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou a “Operação ALFAFA” com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao transporte interestadual de maconha e armas de fogo.
A investigação teve início com a prisão em flagrante de um indivíduo no dia 27 de maio de 2022, após abordagem realizada pela Polícia Rodoviária Federal. Na ocasião, foram encontradas 3,4 toneladas de maconha e uma pistola importada calibre 9 mm, ocultas na carroceria de um caminhão que transportava cargas lícitas de alfafa e aveia, provenientes do Estado do Paraná.
A operação mobilizou 28 agentes da Polícia Federal, que estão cumprindo quatro mandados de prisão preventiva, seis mandados de busca e apreensão, além de uma ordem de sequestro do caminhão utilizado no transporte da droga apreendida no dia 27 de maio. Todos os mandados estão sendo executados na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Os envolvidos no esquema responderão pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Caso condenados, as penas somadas podem chegar a 24 anos de prisão.