Vitória tem mais 92 profissionais capacitados para o mercado de trabalho
Capacitação para Agente de Portaria e Fiscal de Lojas
Noventa e duas pessoas, a maioria mulheres, concluíram a capacitação para Agente de Portaria e Fiscal de Lojas, nesta segunda-feira (17), e estão prontas para conquistar vagas no mercado de trabalho. Essa é a quinta turma do curso, ofertado pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).
O diferencial dessa capacitação é que ela surgiu das demandas dos coletivos de mulheres, para alcançar, prioritariamente, àquelas assistidas em serviços como o Centro de Referência em Atendimento às Mulheres Vítimas de Violência (Cramsv).
Para elas, é muito mais do que um curso. Elas entendem como uma oportunidade de conquistar a autonomia financeira, uma forma de empoderamento e rompimento da situação de violência”, explica Adelina Diniz, coordenadora de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher, da Semcid, na entrega dos certificados na Casa do Cidadão.
A falta de capacitação era um dos obstáculos para o preenchimento de vagas nessas áreas, disponíveis no Sine Vitória. Dessa forma, homens cadastrados no Sine, para as duas funções, também participaram da formação.
Nós acreditamos que a capacitação profissional é uma ferramenta potente de inclusão social. Pessoas capacitadas têm mais chances no mercado de trabalho e maiores possibilidades de superação da situação de vulnerabilidade”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.
Ele destaca que o curso para Agentes de Portaria só foi possível graças à parceria com a empresa Uátila Capacitação Profissional. “Aliado à iniciativa privada, o Poder Público amplia o alcance das políticas e o poder de realização. A parceria com a Uátila está possibilitando mudança de vida para muitas pessoas”, concluiu Diego Libardi.
Capacitação para Agente de Portaria e Fiscal de Lojas
O curso tem 25 horas de carga horária, com aulas presenciais e on-line, abordando noções de Legislação Trabalhista e escalas de revezamento e folgas; postura ética em portaria e lojas; livro de ocorrências; controle e fiscalização de mercadorias, pessoas e veículos e noções de Defesa Pessoal, entre outros conteúdos.
O instrutor do curso é Uátila Alves de Freitas, que passa sua experiência de 8 anos como porteiro e 10 como vigilante para seus futuros colegas de profissão. Entre os requisitos para participar da formação, estão a idade mínima de 18 anos e possuir Ensino Fundamental.
Quem quiser obter mais informações sobre o curso pode entrar em contato com a Coordenação de Políticas de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (CPPDDM), pelos telefones (27) 3382-6662, 3132-4042 e (27) 3332-7698. A CPPDDM fica na Casa do Cidadão, localizada na Avenida Maruípe, 2.544, Itararé). Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória