Comissão vai fazer diagnóstico sobre atendimento de casos de violência contra pessoa idosa
Primeiro encontro da Comissão Estadual Intersetorial para coordenação dos processos do diagnóstico ocorreu nessa quarta-feira (30).
Foi realizada, nessa quarta-feira (30), na Casa dos Direitos “Advogado Ewerton Montenegro Guimarães”, a primeira reunião da Comissão Estadual Intersetorial para coordenar o processo de elaboração do estudo/diagnóstico de atendimento dos casos de violência contra a pessoa idosa nos territórios da Microregião Metropolitana. O trabalho será acompanhado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI).
A comissão é composta por representantes das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), da Saúde (Sesa), da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo (DPES), além do Centro de Apoio Operacional Cível e de Defesa da Cidadania do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDIPI) e Fórum Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Microregião Metropolitana.
A comissão tem caráter temporário, com duração de seis meses.
Denúncias
A SEDH mantém o Serviço de Atendimento Humanizado a Vítimas de Violação de Direitos Humanos (SAHUV). No primeiro semestre deste ano, foram registradas 549 denúncias de violação de direitos da pessoa idosa.
Maus-tratos, abandono de incapaz e agressão física são as principais denúncias registradas. Os municípios onde mais ocorrem estas violações são Vila Velha, Serra e Cariacica.