Buffet e espaço são os campeões de prioridades dos noivos, revela pesquisa
Um momento de imensa felicidade compartilhado com familiares e amigos, frequentemente considerado – por muitos – como o dia mais alegre de suas vidas, é a celebração de um casamento. Essas festas são planejadas com grande expectativa e cuidado, muitas vezes representando a realização de um sonho. Quando se trata desse assunto, os recursos financeiros não costumam ser um limite, pois os noivos estão dispostos a investir significativamente. Dentre as principais prioridades para os noivos estão a escolha do local e a contratação dos serviços de buffet.
De acordo com o Informe Global dos Casamentos 2023, um estudo realizado pelo The Knot, Hitched, Casamentos.com.br e outros sites parceiros, entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023, 1.261 casamentos foram celebrados no Brasil. Além disso, os casamentos civis continuam a crescer no país, conforme dados da 4ª edição do relatório anual “Cartório em Números,” que revela que somente em 2022, 814.576 novos casamentos foram oficialmente registrados.
Segundo o Informe, o custo médio de um casamento no Brasil gira em torno de R$44 mil reais, abrangendo despesas essenciais como o aluguel do espaço, contratação do buffet, serviços fotográficos, e roupas do casal, entre outros elementos. Em casamentos luxuosos, esse valor pode alcançar até R$500 mil.
Os gastos dos noivos não são limitados pelo custo, sendo que, em média, 27,3% das despesas totais são direcionadas ao buffet, enquanto 20,6% são alocadas para o aluguel do local da celebração. Surpreendentemente, 46% dos casais brasileiros preferem realizar seus casamentos em salões de festas. Além disso, cerca de 13,5% do orçamento é dedicado à decoração, e aproximadamente 11,8% são destinados a serviços de fotografia e videografia.
Gisa Holtz, renomada chef especializada em gastronomia autoral e responsável pelo espaço de eventos Casa Vila e pelo serviço de buffet externo Vila Buffet, relata que o mercado de casamentos no Espírito Santo está em ascensão, com muitos casais ansiosos para celebrar suas uniões. Ela destaca a tendência de personalização, explicando que a excelência no serviço e menus personalizados são prioridades, permitindo que cada festa reflita a individualidade do casal.
Apesar de nem todos os casais optarem por todos os serviços disponíveis, a média brasileira envolve a contratação de, no mínimo, 10 fornecedores diferentes, entre profissionais e empresas do setor. A chef Gisa ressalta que as vantagens da contratação de serviços incluem a criação de um ambiente acolhedor, flexibilidade para adaptar o evento ao estilo e gostos dos noivos.