BRK promove palestra sobre Novembro Azul para funcionários
Para incentivar os profissionais a cuidarem da saúde e a fazerem os exames de rotina, a BRK em Cachoeiro realizou no último dia 10 de novembro, a palestra “Promover a percepção sobre o câncer de próstata”, lembrando o mês do Novembro Azul. Todos os funcionários foram convidados a participar do evento, que foi conduzido pelo Dr. Alandino Pierri, médico do trabalho e patologista.
O médico ressaltou que as orientações estiveram voltadas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de forma geral. “Sempre procuro ampliar o conceito, abordando a saúde do homem como um todo porque existe uma certa dificuldade masculina em agir na prevenção de doenças. E, se tratando de próstata, é preciso atenção porque é o câncer mais frequente no homem e o que mais mata”, afirmou.
O profissional disse ainda que é necessário desmistificar todo o pensamento em torno dos exames preventivos, incluindo o toque retal. “Quando o médico identifica a existência de problema na próstata com o exame de toque retal, normalmente a doença já está em estágio avançado. O mais indicado é realizar o exame de sangue PSA, que é simples, barato e eficiente na detecção do câncer e outras alterações na próstata na fase inicial, aumentando as chances de cura”, explicou o médico.
Dr. Alandino Pierri orientou também que a prevenção é fundamental em pessoas que já tenham casos de câncer na família. “A partir dos 50 anos o homem deve realizar os exames preventivos. É uma atitude fundamental para permitir que ele receba o tratamento necessário e tenha qualidade de vida”, alertou.
Segundo o coordenador de Estações de Tratamento da BRK em Cachoeiro, Leonardo Ferreira Samuel, de 41 anos, participar de palestras que tenham a saúde como tema é sempre de grande valor. Em sua opinião, é uma iniciativa da empresa que agrega conhecimento e favorece a atualização sobre os acontecimentos do cotidiano, incluindo novas metodologias de diagnóstico, tratamentos e experiências.
“O que mais me chamou atenção nesse bate-papo foi como ainda existe certa resistência das pessoas sobre o assunto. Em um mundo onde a informação e os recursos estão bem mais acessíveis, ainda temos um alto índice de mortes entre os homens em decorrência do câncer de próstata. De forma geral, acredito que tivemos melhoras em relação aos cuidados com a saúde. Mas ainda é preciso evoluir a respeito. Normalmente, as pessoas procuram ajuda somente quando percebem o agravamento de algum sintoma, dificilmente a procura acontece de forma preventiva. Esse quadro só será mudado com a conscientização das pessoas”, opinou.
Leonardo confessa que faz parte do grupo de homens que mudou sua postura de uns anos para cá. “Passei a dar mais importância à minha saúde nos últimos quatro anos. Além dos exames periódicos que a empresa promove, vou regularmente ao médico, realizo exames preventivos, pratico exercícios físicos. Estou sempre atento aos sinais do corpo e dou muita atenção a minha alimentação, sempre evitando os excessos”, finalizou.