Educação é tema de mostra em Vitória
A exposição permanente tem foco na atuação de Ernestina Pessoa
Vitória receberá a exposição permanente “Galeria Professora Ernestina Pessoa”, no Centro de Ciência, Educação e Cultura, situado no Parque Moscoso. A abertura do espaço será nesta quarta-feira (17), às 8h.
A exposição ocupa uma das salas do edifício e conta com uma equipe de curadoria que atua nos Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória, a partir de releituras construídas pelo artista plástico Genildo Ronchi.
O objetivo é resgatar, preservar e aproximar a população da história e memória do patrimônio arquitetônico e cultural do prédio, além da história da educação infantil capixaba, a partir da vida e obra da Professora Ernestina Pessoa, preservando a autenticidade dos processos construtivos e as peculiaridades da edificação, inaugurada em 1954.
Conhecida carinhosamente como “Dona Neném”, a professora fundou um colégio na Rua Caramuru, o Liceu Philomático, em 28 de dezembro de 1910. Formadora dos primeiros escoteiros no Espírito Santo, Dona Neném também lecionou para Jones dos Santos Neves, que veio a se tornar governador e encomendou um monumento em sua homenagem, situado no pátio interno da Escola da Ciência Física.
No espaço, está representada a história do edifício, que foi municipalizado em 1990, restaurado e reformado para abrigar as turmas do Centro Municipal de Educação Infantil “Ernestina Pessoa” e a Escola da Ciência Física no ano 2000. O espaço passou a abrigar também a Escola de Inovação em 2020, museus de ciência que integram os Centros de Ciência, Educação e Cultura de Vitória da Secretaria de Educação.
A peça central da exposição é uma maquete conceitual, releitura da edificação, produzida por meio da fabricação digital pela Escola de Inovação, conservando os elementos da arquitetura modernista. Há ainda destaque para os personagens que fizeram parte da história de construção do edifício, bem como a escultura impressa com tecnologia 3D, que remete à obra de Carlo Crepaz, além dos bustos dos arquitetos Francisco Bolonha e Anísio Medeiros produzidos pelo artista plástico Genildo Ronchi.
Este será um espaço em que Arte, Arquitetura e Educação resgatam o tempo histórico e político do modernismo, enquanto homenageia os idealizadores que tornaram tudo isso possível.
Funcionamento
A Galeria “Professora Ernestina Pessoa” estará aberta à visitação de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h – Rua Vinte e Três de Maio, 39 – Parque Moscoso.