Guaçuí e Alegre também terão curso itinerante
Inicialmente, as unidades móveis vão visitar sete cidades
Nesta terça-feira (16), o governo estadual anunciou a contratação de Unidade Smart Móvel para cursos de capacitação profissional em sete cidades, inicialmente; voltados para Culinária e Tecnologia da Informação.
O investimento é de R$ 500 mil, para oferta de 455 vagas, parceria entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), o Programa Qualificar ES e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
No eixo da Gastronomia, serão ofertados os cursos de Confeitaria Diet e Light, Culinária Básica para Escolas e Lembrancinhas Comestíveis. As primeiras cidades serão Domingos Martins e Serra.
No eixo da Tecnologia da Informação, as oportunidades se estenderão para Alegre, Alfredo Chaves, Guaçuí, Montanha, Ponto Belo e Serra. Os cursos abrangem temas como Criação de Websites, Design para Publicações Digitais, Informática para Jovens, Montagem e Manutenção de Notebooks e Manutenção de Smartphones.
A unidade móvel tem computadores, impressoras 3D, drones e até óculos de realidade virtual, para auxiliar na formação de profissionais. “Assim, vamos aumentar a produtividade do trabalhador capixaba. Os alunos poderão empreender ou trabalhar em empresas do mercado. Isso garante mais competitividade ao Espírito Santo”, disse o governador Renato Casagrande.
Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, a parceria demonstra compromisso com o desenvolvimento socioeconômico no Espírito Santo. ” A presença das unidades móveis do Senac democratiza o acesso ao conhecimento de ponta. Trata-se de uma colaboração que abre portas para o aprimoramento nas áreas da Gastronomia e Tecnologia da Informação”, destaca.
Para o diretor regional do Senac-ES, Richardson Schmittel, a parceria vai contribuir para a formação de profissionais que poderão suprir as demandas do segmento do comércio de bens, serviços e turismo em todo o estado. “Os cursos ofertados com o suporte das unidades móveis permitem que esses profissionais possam ser contratados pelas empresas do setor. Além disso, possibilitam o empreendedorismo, ou seja, que esses estudantes possam abrir os seus próprios negócios”, afirmou.
Unidade Móvel Smart Lab
A carreta tem mais de 15 metros de comprimento e está voltada para área de tecnologia. Com 4,20m de altura e 2,6m de largura, com mais um avanço lateral automatizado de 2,5m, tendo internamente 62 metros quadrados.
A Smart Lab conta com recursos de alta tecnologia para ampliar o atendimento da instituição em todo o Espírito Santo. O espaço foi equipado com TV tela plana, lousa digital, projetor, impressora 3D, óculos de realidade virtual, notebooks, mesas digitalizadoras, câmeras fotográficas, drones, entre outros.
As inscrições estão abertas, e as aulas das primeiras turmas estão programadas para serem iniciadas no próximo dia 24, proporcionando a oportunidade de investir no futuro profissional da população capixaba e transmitir habilidades essenciais para o mercado de trabalho.
Inscrições podem ser feitas pelos sites www.qualificar.es.gov.br e www.secti.es.gov