Vinte mil pessoas na Festa do Tomate
Evento ocorreu em Alto Caxixe, Venda Nova do Imigrante
Neste ano, 20 mil pessoas marcaram presença na Festa do Tomate, um dos principais eventos de Venda Nova do Imigrante, em sua 37ª edição. Foram três dias de programação, encerrada em 28 de janeiro, no Centro de Eventos Zaudino Gagno, o “Tomatão”.
A organização é do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alto Caxixe, com o apoio da prefeitura.
O ponto alto foi no sábado à noite, com o show do grupo Barões da Pisadinha, que fez o público dançar ao som de grandes sucessos. O domingo foi recheado de atrações, incluindo o aguardado sorteio de R$ 50 mil em dinheiro e de uma S-10 0 km e a emocionante Copa Garoto Show de Motocross, conquistando a atenção de milhares de espectadores.
Na abertura do evento, na sexta-feira (26), foram eleitas a rainha e as princesas da Festa do Tomate, com Natalia Lorenção Brambilla como rainha, Thainá da Silva Faccini como 1ª princesa e Isabela Souza Casagrande como 2ª princesa, trazendo beleza e representatividade para a celebração.
O sábado (27) foi marcado pela premiação do Concurso de Qualidade “Tomate de Mesa 2024”, nas categorias Campo Aberto e Estufa. Os vencedores foram: Laerte Pravato, Adenilson Francisco Uliana e Geraldo Gobbi, os primeiros colocados, respectivamente, na categoria “Campo Aberto”; e Geraldo Gobbi, Bruno Caliman Favero e Luiz Cláudio Gusson, nessa ordem, na categoria “Estufa”.
Também no sábado, um encontro especial: a Tratorada, reunindo a comunidade agrícola pelas ruas de Alto Caxixe. Houve também sorteios exclusivos para os produtores rurais da região, com prêmios que totalizaram R$ 50 mil. Todas as 6.000 cartelas foram distribuídas gratuitamente, em parceria com lojistas da região.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de Alto Caxixe, Leandro Pravato, ressaltou a importância do apoio do prefeito, Paulinho Mineti, e que a trégua nas chuvas durante as atrações da programação permitiu o êxito do evento, apesar das previsões para o último fim de semana.
Mineti destacou que Venda Nova do Imigrante é um dos polos agrícolas mais importantes do Espírito Santo. “Nesse cenário, a produção de tomates ganha um papel de destaque, consolidando o município como o quinto maior produtor do Estado. A produção de tomates em Venda Nova é mais do que um setor econômico: é exemplo de dedicação, tradição e excelência agrícola. Aqui em Alto Caxixe, a presença de lideranças fortes alavancou o processo de organização dos agricultores, como vemos na Festa do Tomate”.