RuralturES será na Fazenda Pindobas
A quarta edição do evento ocorre em Venda Nova
A Feira de Experiências do Turismo Rural (RuralturES 2024) será realizada em nova data e local em Venda Nova do Imigrante: de 5 a 8 de setembro, na Fazenda Pindobas, zona rural do município, reconhecido por lei como a Capital Nacional do Agroturismo.
A cerca de 8 km do centro da cidade, o novo local promete experiências ainda mais autênticas em turismo rural. A feira é realizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, em correalização com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e a prefeitura, com apoio da Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures).
O objetivo central da RuralturES é divulgar os produtos locais, enfatizando o turismo de experiência como elemento central.
“O Sebrae/ES continuará reforçando sua estratégia de atuar no turismo de experiência para aumentar a competitividade dos pequenos negócios. Em 2024, além do atendimento aos diversos setores econômicos, o Sebrae/ES definiu o turismo como setor prioritário, tendo em vista a sua multisetorialidade e incontestável relevância para o desenvolvimento econômico e social”, afirma o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Segundo ele, o Sebrae/ES está empenhado em posicionar o Espírito Santo como estado de referência no turismo de experiência e destino nacional. Neste sentido, está em curso a formatação de um Distrito Turístico no Complexo Agroindustrial da Fazenda Pindobas, que deverá potencializar a oferta de atrativos turísticos na região.
O espaço será a sede do Polo do Turismo de Experiência do Sebrae/ES e também contará com espaço expositivo, abordando temas relacionados com a história local, em especial a imigração italiana. “O sucesso do espaço Casa Nostra na RuralturES 2023 nos motivou a criar um espaço permanente valorizando a história da imigração italiana e sua influência no agroturismo no Espírito Santo”, completa Rigo.
Em setembro do ano passado, foi assinado um protocolo de intenções que inclui, além do Sebrae/ES e da prefeitura, o governo estadual e outras entidades na criação do distrito turístico. O local fica na ES-166, também conhecida como Rodovia Pedro Cola, que liga Venda Nova a Castelo.
Resultados da última edição
Na RuralturES do ano passado, no Centro de Eventos de Venda Nova, superou as expectativas, atraindo um público estimado em 40 mil pessoas durante os quatro dias de programação gratuita. Um aumento significativo de quase 15% em comparação ao ano anterior.
A movimentação financeira também foi expressiva, ultrapassando R$ 2,3 milhões apenas no local do evento, sem considerar os benefícios para a ocupação hoteleira e toda a cadeia produtiva do turismo no município e arredores.
Diversidade de experiências
Com mais de 30 horas de programação, a RuralturES 2023 surpreendeu os visitantes com a variedade de produtos oferecidos por mais de 140 empreendedores capixabas. Durante a feira, os visitantes puderam degustar cafés especiais, cervejas artesanais, mel, morango, flores e apreciar o talento dos artesãos locais.
As apresentações culturais, como música e danças folclóricas, proporcionaram uma imersão na rica tradição do Espírito Santo.
Além dos empreendimentos locais, a Feira teve a participação de expositores do Pará e do Rio de Janeiro, ampliando ainda mais as possibilidades de intercâmbio cultural. O evento contou ainda com o envolvimento de oito caravanas do Espírito Santo, proporcionando um verdadeiro tour pelo agroturismo regional, organizado pelo Sebrae/ES.
As expectativas para a quarta edição da RuralturES são altas, prometendo superar as edições anteriores e consolidar ainda mais o turismo rural como uma atração imperdível na agenda capixaba.
“É um projeto que a cada ano acrescentamos a ele a sustentabilidade para que seja realmente um evento que promova essa região e faça com que a gente não pare. A feira é a oportunidade para discutirmos a necessidade de planejamento para o futuro, dando sequência a todas as atividades que necessitam de força para recrutar quem está atuando na área, de modo que não desanimem e façam com que a região fique cada vez mais conhecida, gerando oportunidade e empregos para nossas famílias e filhos”, avalia o presidente do Conselho Curador do Convention Bureau, Leandro Carnielli.