Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Novas categorias profissionais devem iniciar imunização em junho
Nésio Fernandes, secretário estadual de saúde.
A expectativa do secretário estadual de saúde, Nésio Fernandes, é que até no máximo em junho o Estado consiga imunizar contra o novo coronavirus de todo grupo atual, chamado de comorbidades, e que inclui também pessoas com deficiência permanente e gestantes e puérperas. O pronunciamento foi realizado nesta semana junto do subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.
“Devemos chegar em junho com a vacinação plena dos idosos, do grupo de comorbidades, dos profissionais da segurança pública, nos profissionais da Educação, e iniciaremos a vacinação de outras categorias profissionais vinculadas a atividades essenciais que são público-alvo da nova etapa da imunização que deve ser iniciada nos últimos dias de maio e início de junho”, declarou o secretário Nésio Fernandes.
O cenário se concretizará, porque até o momento está mantida a expectativa de o Estado receber, ao longo do mês de maio, 600 mil doses de vacinas, somando as vacinas da Pfizer, as disponibilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), assim como a Coronavac e a AstraZeneca, produzidas respectivamente pelo Instituto Butantan e pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz).
O desempenho, afirma, “permitirá ao Espírito Santo ser um dos primeiros estados do Brasil a alcançar uma imunidade coletiva, na medida que as vacinas sejam disponibilizadas ao povo capixaba por meio do Sistema Único de Saúde”.