Serra reforça atendimento pediátrico
Município orienta busca por atendimento na unidade de preferência
Para ampliar o atendimento infantil no município, a Secretaria de Saúde da Serra vai reforçar a pediatria nas Unidades Regionais de Saúde de Feu Rosa, Jacaraípe e Valparaíso, com o serviço até às 19 horas. Além disso, em qualquer uma das 40 unidades de saúde da rede municipal esse público será atendido sem necessidade de agendamento.
A orientação é que a população procure a unidade de saúde de sua referência, onde o atendimento pediátrico será realizado por livre demanda. A iniciativa visa a diminuir o impacto no atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Serra Sede, Castelândia e Carapina, e na Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (PA Pediátrico), anexo ao Hospital Municipal Materno Infantil.
Cada uma das UPAs realiza por dia, em média, entre 600 e 700 atendimentos. Nas últimas três semanas (6 a 27 de fevereiro), foram realizados ao todo nas UPAs da Serra e no PA Pediátrico aproximadamente 61.520 atendimentos.
Houve aumento no número de atendimentos em torno de 25% entre a semana que antecedeu o Carnaval (6 a 12 de fevereiro) e a semana da terça-feira de Carnaval (13 a 20 de fevereiro).
O atendimento nos serviços 24 horas é impactado, neste período do ano, pela circulação de turistas e também aglomerações no Carnaval, que contribuem para a transmissão de infecções intestinais (gastroenterite) e do trato respiratório, entre elas a Covid-19, que apresenta aumento em todo o Espírito Santo.
Além disso, no momento, o governo do estado declarou situação de emergência devido à incidência de casos de dengue em todo território capixaba.
Pediátrico
Além do atendimento infantil na UPA de Castelândia e na UPA de Serra Sede, recentemente, o município ampliou o atendimento de urgência e emergência infantil com a inauguração do PA Pediátrico. Com isso, a Serra ganhou mais um serviço para o cuidado com crianças e adolescentes.
O PA Pediátrico dispõe de consultórios; 12 pontos de atendimento na sala de medicação; além de cinco leitos de emergência e oito leitos de observação. Contudo, o local também tem sido impactado pela demanda. Nas últimas três semanas, foram realizados 4.734 atendimentos no PA Pediátrico. A procura na semana do Carnaval aumentou cerca de 35%.
O atendimento nas UPAs e no PA Pediátrico é realizado de acordo com a classificação de risco, priorizando a gravidade dos casos, e não necessariamente por ordem de chegada.
Funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e foram desenvolvidas para resolver grande parte das urgências como pressão e febre altas, cortes, infarto, derrame e fraturas.