Empresas Brasileiras na maior feira de tecnologia em Las Vegas
O Brasil estará presente mais uma vez na NAB Show que é a Feira das futuras inovações e tendências nas indústrias de transmissão, mídia e entretenimento
Por Markinhos Libardi
Representantes de mais de 155 países se inscreveram para participar da Feira, incluindo 10 novas delegações da Europa, África, Caribe, Oceana e Ásia Central
Com mais de 155 países representados, inclusive o Brasil, a NAB Show – National Association of Broadcasters (Associação Nacional de Emissoras numa tradução livre), que acontece de 13 a 17 de abril, no Centro de Convenções de Las Vegas, é solidamente o destino global para todos os assuntos de transmissão, mídia e entretenimento. Delegações de seis continentes reunir-se-ão para descobrir tecnologias de ponta, estabelecer parcerias estratégicas e moldar o futuro da criação de conteúdo.
“Estamos entusiasmados em ver a crescente participação de diversas áreas ao redor do mundo no Show e honrados por ter tantos dignitários internacionais importantes presentes”, disse Chris Brown, vice-presidente executivo e diretor administrativo da NAB Global Connections and Events.
“O NAB Show sempre foi o ponto de encontro global para a indústria de mídia e entretenimento – a colaboração e o compartilhamento de conhecimento em todos esses mercados são parte do que torna a experiência do Show tão especial” completou.
Os mercados internacionais estão vendo uma rápida expansão em streaming over-the-top (OTT – tecnologia/serviços que fornece conteúdo transmitido através de dispositivos conectados à Internet), eventos ao vivo, histórias cinematográficas, e-sports e jogos. Na verdade, espera-se que a receita total do jogo aumente de 227 bilhões de dólares em 2023 para 312 bilhões de dólares em 2027 – com a expectativa de que apenas as receitas de publicidade quase dupliquem para 100 bilhões de dólares em 2025. Este crescimento trouxe investimentos recordes perto de um quarto de bilhão de dólares em conteúdo para mercados como Coreia do Sul, Alemanha e Índia.
O impacto global também é sentido na NAB Show com a presença robusta de funcionários governamentais internacionais representando Ministérios de Comunicação, Informação, Artes e Cultura, Radiodifusão, Mídia, bem como Comissões Nacionais de Comunicações e Radiodifusão, Câmaras de Comércio e assembleias legislativas, participantes do Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Costa Rica, Indonésia, Quênia, Kuwait, Japão, Mongólia, Nepal, Nigéria, Omã, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Sérvia, Sri Lanka, Trinidad e Tobago, Uganda, Reino Unido, Árabes Unidos Emirados e muito mais. Estes dignitários influentes vão até Las Vegas para aprender sobre as mais recentes tecnologias que estão a ser reveladas e para procurar orientação especializada e soluções para o desenvolvimento do seu próprio país.
A cena criadora internacional ganha vida à medida que contadores de histórias de todo o mundo convergem para a Feira. Aqui, conselhos, comissões, alianças e associações globais de cinema e TV se reúnem para refinar sua arte e promover a criação de conteúdo em todo o mundo. Este ano, 34 grupos de compras de delegações de todo o mundo participarão no NAB Show, bem como centenas de jornalistas internacionais entre eles este representante da Revista 7 Dias / Portal A7 / Brasil Hoje News, para uma ampla cobertura global.
Os tópicos quentes no cenário internacional incluem novas tecnologias, jogos e cinematografia:
- – Moldando o futuro da televisão: A jornada do Brasil rumo à TV 3.0 e às Olimpíadas de Paris. Testes de transmissão ao vivo: Vamos ver como o Brasil utilizará as Olimpíadas de Paris de 2024 para preparar o caminho para o lançamento da TV 3.0 em 2025.
- – Um estudo de caso da construção dos estúdios da Caliente TV e do mercado de transmissão da América Latina: Este painel totalmente em espanhol discutirá os desafios e oportunidades únicos associados à construção e operação de estúdios e instalações de produção no mercado latino-americano.
- – Um estudo de caso sobre inovações na solução de problemas em fluxos de trabalho de produção virtual: O Emerging Media Lab da Whistling Woods International, uma escola de cinema líder na Índia, demonstrará um novo protocolo de transferência de metadados e hardware e software de ponta para incorporar perfeitamente hardware e fluxos de trabalho externos.
A NAB Show também oferece pavilhões internacionais, com empresas globais e pioneiros da tecnologia apresentando diversas inovações e serviços, em todo o salão da feira e também receberá muitas organizações parceiras internacionais, incluindo a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
O que é NAB Show
NAB Show é uma conferência e exposição que impulsiona a evolução da transmissão, mídia e entretenimento, que este ano será realizada de 13 a 17 de abril de 2024 em Las Vegas, nos Estados Unidos. Produzido pela National Association of Broadcasters – Associação Nacional de Emissoras, a NAB Show é o mercado definitivo para tecnologia de próxima geração, inspirando experiências inovadoras de áudio e vídeo. Da criação ao consumo, em múltiplas plataformas, a NAB Show, é onde quem trabalha com informação e entretenimento se reúnem para dar vida ao conteúdo de maneiras novas e emocionantes.
Revista 7 Dias / Portal A7 / Brasil Hoje News
O produtor/streamer Markinhos Libardi, colunista da Revista 7 Dias, do Portal A7 e do Brasil Hoje News estará em Las Vegas, nos Estados Unidos, onde também participará da NAB Show 2024 de onde compartilhará as informações da cobertura no Site, na revista impressa e nas redes sociais.