Também haverá debates na Coverings Show sobre dumping de outros países
Fabricantes americanos de revestimentos cerâmicos buscam tarifas sobre importações indianas objeto de dumping e subsidiadas
Por Markinhos Libardi
Como temos reportado, a Coverings Show é a maior Feira de Revestimento e Pedras da América do Norte. E a presença das cerâmicas, azulejos, telhas, etc, é muito forte neste evento que será realizado na próxima semana.
Hoje, os fabricantes de revestimentos cerâmicos dos EUA, estão entrando com petições antidumping e de direitos compensatórios junto ao governo federal buscando a imposição de tarifas substanciais sobre as importações de revestimentos cerâmicos da Índia para remediar as importações injustamente baratas que prejudicaram os fabricantes nacionais e inundaram o mercado com porcelanatos não certificados.
Também existe essa discussão em torno de pedras ornamentais, não especificamente as vindas do Brasil, mas de outros países, sobretudo da Ásia.
Especificamente no caso da cerâmica, a petição antidumping da indústria procura a imposição de tarifas estimadas entre 408% e 828%, em resposta ao dumping massivo e generalizado em curso. A petição de direitos compensatórios (ou anti-subsídios) procura a imposição de tarifas adicionais para remediar o impacto de numerosos subsídios do governo indiano – subsídios que prejudicaram ainda mais os fabricantes nacionais.
“Os fabricantes americanos de telhas sempre acolheram bem a concorrência leal das importações. Na verdade, os fabricantes dos EUA têm depósitos abundantes de argila e feldspato, uma força de trabalho eficiente e respeitada, apoio da comunidade local, equipamento de última geração e energia acessível – tanto que os principais exportadores de Itália, Espanha, Brasil, México e China construíram instalações nos EUA para competir em escala global”, afirmou o Diretor Executivo da TCNA, Eric Astrachan.
“No entanto, os produtores indianos de telhas se beneficiam de subsídios governamentais substanciais, o que, em conjunto com a venda de capacidade excedentária a preços de dumping, permitiu-lhes inundar o mercado dos EUA. “
A partir daí o Governo Federal inicia uma investigação e, se descobrir que as importações indianas são comercializadas injustamente e prejudicaram ou ameaçam ferir Fabricantes de telhas dos EUA, o governo imporá tarifas sobre as importações de telhas indianas. O Governo imporia inicialmente tarifas preliminares dentro de alguns meses e imporia tarifas finais na conclusão da sua investigação em aproximadamente 16 meses, com o cálculo de tais tarifas finais aplicadas retroativamente à data das tarifas preliminares, e possivelmente à data de início.