Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Érica Neves lança campanha para a OAB-ES com multidão de advogados de todas as regiões no Centro de Vitória
A, agora, candidata à presidência da OAB-ES, Érica Neves, lançou oficialmente sua campanha em um evento que reuniu centenas de advogados no Centro de Vitória, na manhã desta quarta-feira (09/10). A Praça Getúlio Vargas foi o ponto de encontro de apoiadores, com caravanas vindas de diversas cidades como Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Nova Venécia, Serra, Vila Velha, Cariacica, Santa Teresa, Viana, Guaçuí, Domingos Martins, Aracruz e Iúna, além dos advogados da capital. Vestidos de verde, os presentes demonstravam entusiasmo e confiança na candidata, que lidera as pesquisas para as eleições da Ordem.
Em cima do trio elétrico, Érica fez um discurso emocionado, destacando sua trajetória de cinco anos de preparação. “Olhando aqui de cima, eu já me sinto vitoriosa. Em 2021, as pessoas tinham medo de tirar foto comigo [referindo-se ao medo de demonstrarem oposição à atual gestão]. Hoje, passo pelas subseções e me pedem: ‘Não desiste, nós precisamos de você’”, afirmou a candidata, sendo aplaudida e saudada pela multidão com gritos de “guerreira!” e “ela merece!”.
Érica ressaltou que sua candidatura surgiu da necessidade de mudar o cenário atual da advocacia capixaba, especialmente nas subseções do interior, onde advogados enfrentam grandes dificuldades. Ela mencionou casos como o de um advogado de Pancas, que estava há seis meses sem um computador funcional em sua sala. “Ele pediu à subseção, mas ninguém o ouviu. Enquanto isso, a OAB se ocupa com festas, mas não resolve os problemas básicos da advocacia”, desabafou.
Diversidade e desafios
Durante seu discurso, Érica também destacou a diversidade de sua chapa, composta por advogados de perfis variados, incluindo aqueles que precisam complementar sua renda como motoristas de aplicativo e grandes escritórios tradicionais que também estão sendo afetados pela gestão fraca da Ordem. “A advocacia capixaba, em todos os níveis, está sofrendo. A OAB está atendendo aos pedidos de todas as esferas de poder, menos à nossa classe. E isso precisa mudar”, enfatizou.
Ao longo da fala de Érica, os apoiadores continuaram aplaudindo e gritando palavras de incentivo. A candidata reforçou que sua chapa é composta por pessoas comprometidas com o fortalecimento da advocacia, e que a mudança não pode esperar. “A OAB que eu quero construir não é uma OAB que atrapalhe, mas que dê condições para a advocacia crescer, gerar riqueza e ser respeitada”, afirmou.
Compromissos para o futuro
Érica também aproveitou o momento para falar dos projetos que garantiu ao visitar Brasília, onde articulou recursos para a advocacia capixaba. “Fiz o dever de casa. Fui a Brasília e garanti que o dinheiro do Conselho Federal, que é nosso, vai voltar para onde deve estar. Se eu e Raniel ganharmos, Guarapari terá uma sede nova. Serra também terá, se Ítalo vencer. Esse dinheiro é dos advogados e será bem utilizado”, garantiu.
Após o discurso, os advogados seguiram em passeata pela rua Aristeu Aguiar até a sede da OAB-ES, onde foi realizado o protocolo da chapa 10, intitulada “A OAB QUE VOCÊ QUER”. Ao lado de membros da sua diretoria e candidatos à presidência das subseções, Érica formalizou sua candidatura em meio aos aplausos dos apoiadores que fizeram questão de acompanhar o momento. A corrida para as eleições da OAB-ES, que acontecem no dia 22 de novembro, entra agora em uma fase decisiva, com 40 dias de campanha pela frente.
Conheça a diretoria de Érica Neves
A diretoria que acompanha Érica Neves em sua candidatura à presidência da OAB-ES é formada por advogados com ampla experiência e atuação de destaque na advocacia capixaba. Entre os principais nomes está Carlos Augusto da Motta Leal, que será vice-presidente na chapa “A OAB QUE VOCÊ QUER”. Advogado militante desde 1990 e sócio fundador do Motta Leal & Advogados Associados, Motta Leal já foi conselheiro titular da OAB-ES por 16 anos, acumulando uma vasta trajetória de serviços prestados à Ordem.
Eduardo Sarlo, que assume o cargo de secretário-geral, é professor e advogado com forte atuação na defesa dos direitos e prerrogativas da advocacia. Ele é sócio do Sarlo e Machado Advogados, escritório com mais de 35 anos de mercado especializado na área empresarial. Jedson Marchesi Maioli, secretário-geral adjunto, é sócio da BCPM Advogados e especialista em Direito Processual Civil, Compliance e Integridade Corporativa e traz sua experiência como Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
A tesoureira será Camila Brunhara, advogada com atuação destacada no Direito das Famílias e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas da 11ª Subseção da OAB/ES. Sua experiência na defesa das prerrogativas dos advogados será fundamental para o fortalecimento da gestão financeira da Ordem.
Além disso, Kelly Andrade, atual presidente da 11ª Subseção de Cariacica, foi escolhida para presidir a Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES). Kelly é reconhecida por sua liderança e pela gestão eficiente à frente da subseção, e traz uma visão focada no bem-estar da classe, com propostas para ampliação de convênios, apoio contínuo às atividades esportivas e novos projetos de saúde mental voltados para os advogados, especialmente do interior.
Com uma diretoria que une experiência, compromisso e conhecimento profundo das demandas da advocacia capixaba, a chapa de Érica Neves propõe uma gestão participativa e transparente, sempre com foco na valorização da classe. “Estou muito confiante na nossa diretoria, que conhece de perto a realidade da advocacia e tem um compromisso inegável com a defesa das prerrogativas e o fortalecimento das subseções”, destacou Érica Neves. “Estamos prontos para ouvir, atuar e trazer os avanços que nossa classe precisa. Queremos uma OAB-ES que atue de forma mais firme e que ofereça condições melhores para o exercício da nossa profissão, seja na capital ou no interior”, finaliza.
Sobre Érica Neves: Apaixonada por sua profissão, a advogada Érica Neves é diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo, graduada em Direito pela UFES e especialista em Direito do Estado e Direito do Consumidor. Defensora ativa das prerrogativas da advocacia, foi Secretária Geral Adjunta da OAB-ES (2016-2018), Presidente da Comissão de Fiscalização e Propaganda (2016-17) e membro da Comissão Nacional do Direito do Agronegócio (2016-18). Implementou o Termo de Ajustamento de Conduta para orientar advogados. Em 2021, fez história como a mulher mais votada na eleição da OAB-ES. Nos últimos anos, percorreu todas as regiões do Estado, ouvindo advogados e entendendo a realidade de cada subseção para apresentar seu plano de propostas. Criou o projeto “Desvendando o Jogo”, para apresentar cases de empreendedorismo no Direito para jovens advogados, e apresentou à presidência do TJ-ES uma série de demandas da classe. Defende o fortalecimento da OAB como um instrumento de desenvolvimento da advocacia capixaba e o resgate da função social da Ordem, além de articular melhorias com o Poder Judiciário e a Administração Pública, sempre em prol da valorização e do fortalecimento da classe. Já foi testada, aprovada e está preparada para o grande desafio que é liderar a advocacia capixaba.