Criador do ESG na ONU e princesa estão entre os nomes confirmados no Horasis Global Meeting
Ao todo, 400 líderes globais participam da primeira edição do fórum internacional na América Latina, que será realizado na Cidade da Inovação, em Vitória (ES), entre sexta-feira (25) e domingo (27)
Líderes de 37 países, incluindo ex-primeiros-ministros, princesa e líder do ESG na ONU, estão confirmados no Horasis Global Meeting, um dos principais fóruns globais de inovação, sustentabilidade e governança que será realizado pela primeira vez na América Latina entre esta sexta-feira (25) e domingo (27). A capital do Espírito Santo foi o local escolhido para o evento, que vai contar com a presença de 400 referências globais.
O fórum será realizado na Cidade da Inovação – Ifes, em Vitória, e terá discussões em torno do tema “Construindo Pontes para o Futuro”, com foco em soluções inovadoras para os desafios contemporâneos como a agenda ESG (ambiental, social e de governança, em português), mudanças climáticas, macroeconomia, tecnologia e geopolítica.
Paul Clements Hunt, conhecido por ter liderado a equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que criou o conceito ESG, é um dos participantes. Conselheiro especial com mais de 30 anos de experiência em sustentabilidade, clima e estratégia ESG para corporações, investidores e instituições de formulação de políticas em nível global, ele foi, entre 2000 e 2012, responsável por cunhar o termo que hoje é essencial para a sustentabilidade.
Outro nome de destaque é Nisreen El-Hashemite, princesa de Israel e diretora executiva da Royal Academy of Science. Reconhecida por seu trabalho em prol da igualdade de gênero na ciência, Nisreen fundou a Liga Internacional de Mulheres na Ciência e o Fórum Mundial de Saúde e Desenvolvimento das Mulheres da ONU, com o intuito de promover a inserção de talentos femininos nas áreas científicas. Ela também é defensora da inclusão social de portadores de necessidades especiais e igualdade de oportunidades em nível global.
Importante agente de mudança da África do Sul, Mamphela Ramphele chega a Vitória para representar o Clube de Roma, no qual é presidente honorária. Ramphele tem uma trajetória marcada pela luta contra o racismo, sendo uma das figuras mais expressivas na defesa da filosofia da consciência negra. Além de médica e antropóloga social, ela foi vice-reitora da Universidade da Cidade do Cabo e diretora administrativa do Banco Mundial. Sua atuação, que também inclui várias publicações sobre colonialismo, apartheid e desigualdade, resultou em prêmios como os seus 23 títulos honorários.
O ex-primeiro-ministro da Bélgica Yves Leterme é mais um líder confirmado no evento. Ele ocupou cargos políticos de grande relevância em seu país, além de ter atuado como secretário-geral adjunto da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele também liderou o Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (IDEA), tendo desempenhado um papel central em debates sobre governança global.
Sobre o Horasis Global Meeting
Fundado em 2005 por Frank Jurgen-Richter, o Horasis Global Meeting se tornou o principal evento para reunir líderes empresariais, políticos e sociais de todo o mundo, com debates sobre os desafios mais urgentes na sociedade de hoje e na do futuro.
O evento já foi realizado em países como Portugal, Inglaterra e Turquia, reunindo representantes de mais de 70 países, e é amplamente reconhecido pelo impacto positivo que gera na busca de soluções para os desafios mundiais.
Com o tema escolhido para a edição de 2024, as sessões programadas abordarão os esforços internacionais para enfrentar as mudanças climáticas, a integração geopolítica da América do Sul, o papel do capital de risco e da tecnologia no crescimento econômico sustentável, entre outras importantes linhas de discussão.
Ao todo, são mais de 70 agendas programadas de forma simultânea, que farão com que o fórum consolide Vitória como um novo hub de inovação e negócios internacionais, reforçando a posição do Espírito Santo no cenário global.
“Estamos honrados em realizar o encontro global deste ano em Vitória, uma cidade com uma economia dinâmica e foco em questões de sustentabilidade. Como país de maior biodiversidade do mundo, o Brasil desempenha um papel importante para garantir um futuro verde ao planeta”, afirmou Richter, presidente do Horasis.
Confira a programação: