Corrida do Saneamento do Programa Cuidar Mais, da BRK, envolve mais de 240 alunos de Cachoeiro
A Corrida do Saneamento, uma das ações do Programa Cuidar Mais, da BRK, em Cachoeiro, teve a participação de mais de 240 alunos de escolas do município neste ano. As atividades foram realizadas em instituições de ensino de educação infantil, envolvendo as crianças, profissionais das escolas e as famílias.
Realizado com o objetivo de sensibilizar e despertar a consciência ambiental nos estudantes e em suas famílias, o conteúdo pedagógico do programa foi aplicado em sala de aula, com o apoio de recursos e atividades lúdicas, para facilitar a compreensão do assunto pelas crianças. O programa foi concluído com a Corrida do Saneamento, um jogo de tabuleiro em que as peças são os próprios estudantes.
A corrida do saneamento é um jogo de tabuleiro em que os estudantes avançam as casas a cada pergunta correta. Os participantes eram os peões da brincadeira e respondiam a questões ligadas ao uso consciente da água, reciclagem, descarte correto de resíduos e saneamento básico.
Uma das escolas beneficiadas nesta edição foi o IPE – Instituto de Pesquisas Educacionais, localizado no bairro Basiléia. Alunos dos turnos matutino e vespertino, tiveram a oportunidade de participar do programa. “Todos os alunos se envolveram e participaram ativamente das atividades, desde as ações em sala de aula até o momento do encontro final promovido pela BRK. Foi sensacional”, afirmou a supervisora educacional, Beatriz Saib Chequer Rizo.
Ela ressaltou que o Programa Cuidar Mais contribuiu de forma rica para os estudantes e seus familiares, que despertou sobre o cuidado que é preciso ter com o meio ambiente. “É desde pequeno que devemos plantar essa conscientização sobre a preservação. Em sala de aula foram replicados vários vídeos educativos que a BRK compartilhou conosco. Além disso, houve uma conversa com os alunos com foco nos cuidados com a água e várias outras atividades, inclusive envolvendo a família”, explicou Beatriz Rizo.
No Colégio Adventista, no bairro Campo da Leopoldina, de acordo com a professora regente do Pré-II, Lorena Ferreira Guimarães, o programa oferta um conhecimento mais aprofundado a respeito de cuidados diários com a natureza, assim como o comprometimento em ter atitudes responsáveis na vivência em comunidade. “A chegada do projeto veio como atividade complementar de fixação dos conteúdos já estudados”, detalhou.
Segundo a coordenadora de comunicação e responsabilidade socioambiental da BRK em Cachoeiro, Rosa Malena Gomes Carvalho, a parceria com as instituições de ensino é fundamental para os resultados alcançados com o Programa Cuidar Mais ao longo dos anos. “A escola é um ambiente propício para estimular as discussões, incentivar a criatividade e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico dos alunos. É uma iniciativa que conecta os estudantes ao meio ambiente e alerta sobre a importância do saneamento, da preservação e do uso consciente dos recursos naturais”, destacou.