Maior iceberg do mundo se solta na Antártida e vai em direção ao norte
O maior e mais antigo iceberg do mundo, identificado como A23a, está em movimento
O maior iceberg do mundo, conhecido como A23a, está novamente em movimento após décadas estacionado na Antártida. Com uma área de aproximadamente 3.672 km², o A23a se desprendeu da plataforma de gelo Filchner-Ronne em 1986 e permaneceu encalhado no Mar de Weddell por mais de 30 anos. Em 2020, iniciou uma lenta jornada rumo ao norte, mas recentemente ficou preso em um fenômeno oceanográfico chamado coluna de Taylor, que o manteve girando em um único ponto.
Atualmente, o A23a está à deriva no Oceano Antártico, seguindo a Corrente Circumpolar Antártica em direção à ilha subantártica da Geórgia do Sul. Nessa região, encontrará águas mais quentes, o que provavelmente resultará em sua fragmentação em icebergs menores e, eventualmente, em seu derretimento completo.
Cientistas do British Antarctic Survey (BAS) estão monitorando o movimento do A23a para compreender seu impacto no ecossistema local. A liberação de nutrientes durante o derretimento pode influenciar a vida marinha e afetar o ciclo de carbono nos oceanos.
“Estamos curiosos para ver se ele seguirá o mesmo caminho de outros grandes icebergs que se desprenderam da plataforma de gelo da Antártica. E, o que é mais importante, que impacto isso terá no ecossistema local”, disse o oceanógrafo Andrew Meijers, do British Antarctic Survey.