Como alunos podem usar IA para melhorar o estudo
IA pode ajudar a reforçar o aprendizado e capacitar para demandas do futuro
O Senado Federal aprovou, na última quarta-feira (18), o projeto de lei (PL) que proíbe celulares nas escolas. No entanto, segundo especialistas, o uso da tecnologia na educação é um caminho sem volta e pode transformar o ambiente educacional, desde que utilizada de forma consciente e planejada.
A IA, pode ajudar professores e alunos a personalizar o aprendizado, identificar dificuldades específicas e promover uma educação mais dinâmica e interativa. O desafio é capacitar educadores e criar políticas claras para o uso responsável desses recursos.
Embora a proibição do uso irrestrito de celulares nas salas de aula tenha argumentos válidos, a integração tecnológica, incluindo IA, é essencial para preparar os estudantes para as demandas do futuro.
Algumas aplicações de IA são:
Oferecer exercícios personalizados para os alunos;
Gerar resumos de textos;
Simular provas, com base nas dificuldades dos estudantes.
Essas ferramentas devem ser usadas com cuidado, para que os alunos mantenham o raciocínio crítico. Por isso, o ideal é que os professores invistam em formação continuada e se mantenham atualizados sobre as tendências tecnológicas. Dessa forma, eles saberão aplicar e ensinar a usar a IA de forma saudável.