Rodrigo César se vê consolidado e aponta inspiração no futebol
Agora é oficial: Prefeitura de Venda Nova do Imigrante recebe projeto arquitetônico da Rua do Imigrante
Doação do projeto foi feita na última terça-feira (14) pelo arquiteto e urbanista Emílio Caliman; Prefeitura já busca recursos para iniciar as obras
A Rua do Imigrante, que será um espaço de lazer e homenagem aos imigrantes italianos em Venda Nova do Imigrante, está mais próxima de se tornar realidade. Na última terça-feira (14), o arquiteto e urbanista Emílio Caliman Terra fez a entrega oficial do projeto arquitetônico ao prefeito Dalton Perim e à Secretária Municipal de Turismo, Cultura e Artesanato, Lícia Caliman, na sala de reuniões da Prefeitura Municipal.
O projeto, além da parte arquitetônica, assinada por Emílio Caliman, também conta com a colaboração voluntária de outros profissionais de Venda Nova: Lucas de Oliveira Martins (projeto elétrico), Giulian Henrique Zandonadi Betini (planilha orçamentária) e Vagner Falçoni (projeto estrutural).
“A Rua do Imigrante será mais um marco turístico e cultural para Venda Nova. Um espaço de lazer para todos os moradores e visitantes, que também valoriza nossas tradições e homenageia os imigrantes italianos que contribuíram para a construção da nossa cidade. Estamos empenhados em tirar esse projeto do papel o mais breve possível”, afirmou o prefeito Dalton Perim.
Resgatando a história e criando novos atrativo
Localizada na Vila Betânia, a Rua do Imigrante ocupará uma via de 70 metros. No passado, próximo a esta via estava a “Venda Nova”, mercearia que deu nome ao município. De acordo com registros históricos, esse foi um ponto de grande relevância nos primórdios da imigração italiana na região.
O projeto arquitetônico prevê uma rua exclusiva para pedestres, com elementos que remetem à arquitetura italiana, como arcos, uma fonte de água, bancos e uma praça arborizada. Um destaque especial será o monumento ao imigrante, criado pelos artistas plásticos Rosana Paste e Jocimar Nalesso que fará parte dos atrativos da rua.
Outro detalhe que promete emocionar visitantes e moradores é a instalação de luminárias no chão com os nomes das 20 primeiras famílias italianas que chegaram ao Município de Venda Nova por volta de 1982.
O arquiteto Emílio Caliman destaca que a proposta da Rua do Imigrante vai além do espaço físico da via, envolvendo também uma reflexão estratégica sobre o entorno. “A nossa proposta não se detém somente ao espaço da Rua. Ela traz indicadores que incluem, por exemplo, a revisão do Plano Diretor Municipal no que diz respeito aos terrenos adjacentes. Se os proprietários dessas áreas não investirem em bons estabelecimentos comerciais ou turísticos, a rua não atingirá seu máximo potencial. Por isso, o projeto amplia a discussão para diferentes esferas, indo além da obra em si”, explica o arquiteto.
Próximos passos
Com o projeto em mãos, a Prefeitura já trabalha na captação de recursos para viabilizar as obras. “Estamos confiantes de que, com parcerias e apoio, esse sonho se tornará realidade em breve. A Rua do Imigrante será um presente não só para Venda Nova, mas para toda a região, reforçando nosso título de Capital Nacional do Agroturismo”, concluiu Lícia Caliman, Secretária de Turismo, Cultura e Artesanato de Venda Nova do Imigrante.