Proposta destaca relevância cultural do Farol de Santa Luzia
Medida busca reconhecer o valor histórico e turístico do imponente monumento localizado em Vila Velha
Inaugurado em 1871, o Farol de Santa Luzia foi construído com o objetivo de sinalizar a entrada de embarcações pelo canal de acesso da Baía de Vitória. Desde 2016, o monumento localizado na Praia da Costa, em Vila Velha, virou atração turística. Devido à sua importância, o deputado Coronel Weliton (PRD) propõe no Projeto de Lei (PL) 657/2024 que o farol seja reconhecido como de relevante interesse cultural no âmbito do Espírito Santo.
Na justificativa da matéria, o deputado esclarece que o terreno onde fica o monumento era de propriedade particular e foi doado à União em 1913. Em 1985 a área foi repassada à Marinha do Brasil, que desde então é responsável pela atual vila militar de três dependências: casa do faroleiro, sala de memória e loja de artesanato.
Ponto turístico
O Farol de Santa Luzia se tornou uma das principais atrações turísticas capixabas. A torre metálica com 12 metros de altura foi construída em Glasgow, na Escócia, e instalada em local com privilegiada vista da área costeira de Vila Velha, assim como de outros municípios, como Vitória e Serra. Além disso, há um espaço de exposições permanentes de objetos históricos e um centro de informações turísticas com artesanatos da região.
Andamento
A iniciativa passará pelas comissões de Justiça, de Cultura e de Finanças.