Estado possui caso suspeito de variante indiana
Secretaria de Estado da Saúde recebeu alerta da Anvisa sobre caso suspeito da variante indiana da Covid-19
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) notificou a Secretaria da Saúde (Sesa) no último domingo (23), sobre um possível caso da variante indiana, em território capixaba.
Trata-se um passageiro que viajou no mesmo avião da Qatar Airways, que transportou uma pessoa que testou positivo para a variante indiana da Covid-19 (SARS-CoV-2 B.1.617).
Na manhã de segunda-feira (24), ele foi identificado, está sintomático e isolado, bem como o motorista que o levou para casa. A equipe de Vigilância em Saúde Municipal realizou a coleta de RT-PCR e o resultado foi não detectável. Ele já havia feito outros dois testes RT-PCR, um antes de embarcar para o Brasil e um depois de desembarcar.
O motorista que transportou o passageiro também foi identificado e a equipe de Vigilância em Saúde Municipal seguiu os protocolos com a coleta de RT-PCR, na manhã de terça-feira (25). A amostra foi encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (LACEN) para análise. Ambos repetirão os exames por três vezes, com intervalo de 48 horas.
A Secretaria monitora o trabalho das vigilâncias municipais e acompanha as análises dos exames e laudos laboratoriais para rastreio de variante por meio de vigilância genômica, feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).