Maduro: “esta posse venezuelana constitucional não puderam impedir”
Mais de 130 toneladas de lixo são retirados da baía de Vitória
Em apenas um dia, as equipes da Central de Serviços recolheram mais 28 toneladas de lixo. Foto: Rosa Blackman/Divulgação PMV
Uma mega operação de limpeza está sendo feita na baía de Vitória. Só na terça-feira (25), as equipes da Central de Serviços recolheram mais 28 toneladas de lixo. Ao longo da ação, já foram retiradas 130 toneladas de resíduos das águas e dos mangues da capital.
O trabalho vem recebendo elogios dos moradores. “Essa ação é muito mais importante do que as pessoas imaginam. O nosso bairro Maria Ortiz sedia a maioria das empresas de limpeza da cidade e dar atenção à região é uma compensação para todos nós”, disse a dona de casa Rosa Pereira dos Anjos, de 72 anos.
A repositora Rafaela Pereira dos Anjos, de 37 anos, concorda com a dona Rosa, mas faz questão de complementar que o morador tem que fazer a sua parte. “O morador precisa ter consciência de que alguns dos seus maus hábitos afetam o seu vizinho e, até mesmo, a cidade. Essa limpeza na porta da minha casa é a prova de que o lixo que as pessoas jogam na rua chega nos mangues e praias” explicou ela.
A dona de casa Alcina Pereira, de 68 anos, surpreendeu-se com a quantidade de resíduos retirada no local. “Graças a Deus, mandaram os garis aqui. A gente sabe que tem vizinho que joga lixo por aqui, mas não sabia que era tanto assim”, falou.
A situação também foi relatada pela aposentada Marlene Ferreira Feliz. Morando há 40 anos à beira da orla de Maria Ortiz, ela demonstrou surpresa ao saber que a ação dos próprios vizinhos de jogar restos de materiais de obras particulares provoca assoreamento do mangue e obstruções de bueiros. “Vou ficar vigiando para evitar que joguem nesse cantinho. Agora que está tudo limpinho e organizado, todos precisam fazer mais. Assim fica melhor e mais bonito para todos”, contou dona Marlene.
Marés
De acordo com o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, a limpeza da baía é definida de acordo com as tábuas das marés e o dia escolhido é sempre aquele cujo nível mais se aproxima do marco zero, ou seja, quando é a mais baixa prevista no ano.
Amorim considera o momento importante para a conscientização dos moradores sobre a importância do descarte correto do lixo. “O lixo jogado nas ruas em algum momento chega até a baía. É preciso que todos se sintam parte do processo de limpeza da cidade”, disse o secretário.