Guaçuí recicla mais de 120 toneladas de resíduos em 2021
O serviço de coleta seletiva foi mantido e isso faz com que os catadores de recicláveis tenham sua renda garantida. Foto: Comunicação Guaçuí
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), fechou o balanço dos primeiros quatro meses do serviço de reciclagem no município. A coleta seletiva de resíduos sólidos que é realizado pelos membros da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Guaçuí (Asguamar), reciclou nesse período 120 toneladas de resíduos.
A Asguamar atualmente reúne 19 famílias que tiram seu sustento desse trabalho que, mesmo no período de risco de contágio pelo novo Coronavírus, informa que a população em geral pode continuar descartando o lixo reciclável em um dos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade, seguindo as normas de segurança.
O resultado foi mais uma vez enaltecido, considerando que todos esses resíduos deixaram de ir para aterro sanitário, gerando economia para o município, renda para a Associação de Catadores e respeito ao Meio Ambiente.
“Damos total apoio à nossa Associação com caminhão, motorista, combustível e manutenção, uma quantia de R$ 9 mil mensais por meio de contrato, sede provisória, todos os PEVs e ainda uma servidora que os auxilia nas questões burocráticas além de uma assistente social”, informou o secretário da pasta Roberto Martins.
Mesmo com as dificuldades expostas pela Covid-19, o poder público municipal e parceiros da coleta seletiva vêm se dedicando para garantir que o serviço continue e que os catadores de recicláveis tenham sua renda garantida.
Martins disse ainda que a Semmam está com processo para aquisição de mais 30 Pontos de Entrega Voluntária em andamento, o que nos garantirá Guaçuí com mais de 100 PEVs espalhados em pontos estratégicos pela cidade, sendo que o entrave está no seu valor que teve uma alta significativa em pouco tempo.
Coleta Seletiva
A coleta seletiva serve para organizar, de forma diferenciada, os resíduos sólidos que podem ser reciclados. Esta coleta é feita diariamente de segunda a sábado por um caminhão que passa nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. É importante ressaltar que os materiais de embalagens devem ser limpos antes de colocados nos coletores.
O que pode ser reciclado?
Papéis: todos os tipos são recicláveis, inclusive, caixas do tipo longa-vida e de papelão. Não se deve enviar, para a reciclagem, papel com material orgânico, como caixas de pizza cheias de gordura, pontas de cigarro, fitas adesivas, fotografias, papéis sanitários e papel-carbono.
Plásticos: 90% do lixo produzido no mundo são à base de plástico. Por isso, esse material merece uma atenção especial. Podem ser reciclados sacos de supermercados, garrafas de refrigerante (pet), tampinhas e até brinquedos quebrados.
Vidros: quando limpos e secos, todos são recicláveis, exceto lâmpadas, cristais, espelhos, vidros de automóveis ou temperados, cerâmica e porcelana.
Metais: além de todos os tipos de latas de alumínio, é possível reciclar tampinhas, pregos e parafusos. Atenção: clipes, grampos, canos e esponjas de aço devem ficar de fora.
Isopor: Ao contrário do que muita gente pensa, o isopor é reciclável. No entanto, esse processo não é economicamente viável. Por isso, é importante usar o isopor de diversas formas e evitar ao máximo o seu desperdício. Quando tiver que jogar fora, coloque na lata de plásticos. Algumas empresas transformam em matéria-prima para blocos de construção civil.