Vitória oferece atendimento a quem quer parar de fumar
Qualquer pessoa que queira parar de fumar pode buscar orientação na unidade de saúde de referência. Foto: Samira Gasparini/Divulgação PMV
O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado hoje, dia 31 de maio. Em Vitória, todas as 29 unidades básicas de saúde (UBS) fazem parte do Programa de Controle do Tabagismo. Qualquer pessoa que queira parar de fumar pode buscar orientação na sua UBS de referência, onde será acolhido e direcionado para uma equipe multidisciplinar que realiza o tratamento.
Por causa da pandemia do coronavírus, as unidades estão ofertando o serviço de apoio ao tabagista de forma individual, e não em grupos, uma vez que as atividades coletivas estão suspensas.
Esse atendimento mantém o protocolo clínico e as diretrizes terapêuticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Tratamento
A pessoa que deseja parar de fumar passa por quatro sessões com a equipe multidisciplinar. Em cada encontro, é abordado um tema relacionado ao tabagismo. As equipes orientam e ensinam técnicas para a pessoa se manter motivada a ficar sem fumar.
Mortes
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no mundo. Ele está relacionado a mais de 50 doenças, sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema e 25% das mortes por derrame cerebral.