28 bombeiros participaram do primeiro dia de simulação de resgate no Pico da Bandeira
Além dos militares, participam do simulado enfermeiros do SAMU, um brigadista do Parque e uma equipe do k9. Foto: Flávio Cirino/CBMES
Nessa quinta-feira (24) foi realizado o primeiro dia do simulado operacional do Corpo de Bombeiros, no Parque Nacional do Caparaó, na região do Espírito Santo. A atividade contou com a presença de 28 militares da 2ª Companhia do 3°BBM, do município de Guaçuí, além de dois enfermeiros do SAMU, um brigadista do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de uma equipe do k9 que realiza buscas, resgates e salvamentos com apoio de cães.
Para a simulação, foi estabelecido o Sistema de Comando em Operações (SCO) no local conhecido como casa queimada. Eles foram divididos em duas equipes de busca e uma equipe do k9.
Os integrantes das equipes tinham como objetivo alcançar o cume do Pico da Bandeira e, durante o percurso, foi simulado a busca de uma vítima perdida, além do transporte dela.
A equipe k9 que atuou neste dia, é da região da Grande Vitória a qual, segundo o corpo de bombeiros, demonstrou eficiência na utilização de cães para buscas.
O simulado de resgate segue sendo realizado nessa sexta-feira (25) e tem previsão se encerramento hoje ainda.